[Mercês] Gabarito M3002-A e M3002-B

Gabarito M3002-A e M3002-B
Data da aplicação: 
Turmas: 1300 e 1301 – 3º ano EM 
Colégio: Mercês 

PROVA M3002-A
Turma: 1300

Questões objetivas: 

1. C
2. D
3. B
4. B
5. D
6. A
7. E
8. D

PROVA M3002-B
Turma: 1301

1. A
2. B
3. E
4. C
5. D
6. B
7. E
8. D


Questões discursivas (sugestões de respostas para ambas as provas)

9.
Letra A) O aluno poderá mencionar qualquer questão que evidencie a crise econômica – e, portanto, social – que assolava a Rússia czarista. Um ponto interessante seria destacar o atraso frente à industrialização europeia, algo que refletia, nos campos russos, com um sistema de exploração significativo. Também é de conhecido destaque a concentração latifundiária nas mãos dos boiardos. Esses grandes proprietários de terras pertenciam a uma minoria populacional, enquanto a imensa e esmagadora parte de camponeses mujiques vivia à míngua. 

Letra B) O primeiro poema (1917) aponta para uma proposta de mudança, afirmando a iminência da revolução popular (“Teu dia está prestes, burguês”). No segundo poema (1926), o poeta permanece engajado, procurando seu lugar na sociedade proletária, “Ao lado dos mais pobres camponeses e obreiros”. Porém vê-se endividado diante do Estado, que lhe cobra ao lado de donos de terras e de rendas. Há aqui uma crítica ao novo regime, que persegue o poeta e, em última instância, impossibilita a poesia (“Eis aqui minha pena, podem escrever vocês mesmos”). 

10. O autor faz referência à quebra da Bolsa de Nova York em outubro de 1929, que ocorreu devido à excessiva especulação e à falta de regulação dos mercados. Também refere-se, implicitamente, à grande depressão ocorrida após 1929, marcada pela queda de produtividade e do volume de comércio, que gerou desemprego e miséria nos EUA e em outras partes do globo interligadas à economia estadunidense. 

11. O aluno deverá mencionar que as derrotas sofridas pela Rússia ao longo da Primeira Guerra Mundial agravaram as contradições internas do Império Russo e abalaram o regime czarista, criando condições para a Revolução Russa de 1917. 

12. O aluno poderá citar eventos como o levante da marinha na tomada do Potenkim ou o episódio do “Domingo Sangrento”. 

 13. O aluno deverá mencionar que o país considerado culpado pela Primeira Guerra Mundial foi a Alemanha. Entre as punições impostas ao país, destacam-se indenizações em dinheiros (impagáveis), a devolução de territórios tomados anteriormente e a limitação das forças armadas do país.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.