[Mercês] Gabarito M9001

Gabarito M9001 
Data da aplicação: 30/03/2022 
Turmas: 900 e 901 – 9º ano EF 
Colégio: Mercês 

Questões objetivas: 

1. C
2. A
3. D
4. B
5. A
6. C
7. A
8. A 



Questões discursivas (sugestões de respostas) 

9. O aluno deverá citar que o nome “República das Espadas” foi utilizado para sinalizar os dois governos militares do início da República brasileiras. Quanto às ações desses governos, poderá citar, dentre outros, o sistema eleitoral elitista e excludente com o voto de cabresto e a anulação desse direito aos analfabetos e às mulheres, por exemplo; a separação do Estado com a Igreja; a grande nacionalização promovida no país; o tabelamento dos preços dos alugueis ou a contenção de impostos nos alimentos etc. 

10.
A) O encilhamento foi uma política emissionista do governo Deodoro da Fonseca, tendo à frente Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda. O fenômeno consistia na emissão de moeda para o financiamento de criação de indústrias no Brasil.

B) O enciclhamento recebeu esse nome porque as negociações das empresas criadas a partir dos empréstimos fornecidos pelo governo geraram um enorme burburinho na Bolsa de Valores, barulho semelhante ao encilhamento de cavalos no jóquei. 

11. O aluno poderá citar que a Revolta da Chibata estava carregada de uma herança escravocrata. Na Marinha, o código disciplinar punia majoritariamente negros com castigos físicos. Dessa forma, o aluno deve ter em mente que, embora a escravidão tenha sido finalizada legalmente em 1888, instituições públicas e privadas mantinham uma lógica escravocrata internamente. 

12. O fenômeno do Coronelismo estava ligado ao mandonismo local. Algumas regiões do Brasil, após a federalização da nação, passaram a sofrer com lideranças locais que, seja pelo poder financeiro ou pelo carisma, estabeleceram currais eleitorais. Dessa forma, e aproveitando-se do sistema de votação aberta, passaram a oprimir e influenciar eleitores aptos ao voto a seguirem suas ordens e determinações no pleito, algo que ficou conhecido como “voto de cabresto”.

13. Alguns motivos para a insatisfação popular que levou à Revolta: o rígido regulamento aprovado pelo Congresso Nacional destinado a promover a campanha de vacinação para eliminar os focos de varíola que tomavam conta da cidade (obrigatoriedade da vacinação; isolamento à força dos doentes; multa aos refratários, etc.); a falta de amplo esclarecimento público sobre a campanha; a tensão vivida por setores da população com as repercussões da reforma urbana.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.