[Mercês] Gabarito M3007-A e M3007-B

 

Gabarito M3007-A e M3007-B
Data da aplicação: 25/08/2022
Turmas: 1300 e 1301 – 3º ano EM Colégio: Mercês 

PROVA M3007-A
Turma: 1300


Questões objetivas:

1. E 
2. D 
3. A 
4. D 
5. C 
6. E 
7. B 
8. B 

PROVA M3007-B 
Turma: 1301 

Questões objetivas: 

1. A 
2. D 
3. E 
4. E 
5. B 
6. D 
7. B 
8. A 


Questões discursivas (sugestões de respostas para ambas as provas) 

9. Letra A) O aluno deverá identificar duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas na Constituição de 1946, entre as quais: o restabelecimento da independência dos Poderes; a determinação de realização de eleições diretas e secretas para os cargos do Legislativo e Executivo; a criação da Justiça eleitoral; a liberdade partidária; o reconhecimento do direito de greve e a garantia à livre associação de classe; o direito às manifestações públicas de caráter reivindicatório ou contestatório; a garantia às liberdades individuais, além da liberdade de imprensa. 

Letra B) O aluno deverá explicar por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador, considerando a adoção de medidas tais como: a cassação do PCB e o rompimento de relações diplomáticas com a URSS; a constituição de uma aliança com setores políticos conservadores (aliança PSD-UDN, formalizada no "Acordo interpartidário"); a repressão sobre o movimento sindical. 

10. Letra A) Getúlio Vargas 

Letra B) Getúlio Vargas destacou-se por melhor representar o populismo no Brasil, pelo incentivo à industrialização, pelo reconhecimento dos direitos trabalhistas e pelo nacionalismo. Foi o governante que mais tempo atuou no regime republicano, tendo governado de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Eternizou-se como o "Pai dos Pobres" em razão da conduta populista e do reconhecimento dos direitos trabalhistas. 

11. Letra A) A Lei da Anistia marcou o momento de retomada democrática no Brasil. Após a aprovação dessa lei, os exilados políticos puderam voltar ao Brasil, anistiados pelos delitos apontados pelo Estado na luta contra o Regime. 

 Letra B) A lei ainda é polêmica porque garantiu liberdade a todos os envolvidos na repressão e na luta contra o Regime. Assim, enquanto os exilados e perseguidos políticos foram perdoados dos seus supostos crimes, torturados e agentes do Estado também foram, já que foi uma anistia ampla, geral e irrestrita. 

12. A garantia de existência do MDB passava a ideia de tolerância ao divergente na Ditadura. Mesmo que o partido fosse por muitos considerado força auxiliar do Regime, em determinados momentos, políticos ligados à legenda pontuaram contra a Ditadura, ao que, mais tarde, fortaleceria a abertura política e a redemocratização.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.