[Mercês] Gabarito M3006-A e M3006-B

Gabarito M3006-A e M3006-B
Data da aplicação: 05/07/2022
Turmas: 1300 e 1301 – 3º ano EM 
Colégio: Mercês 

PROVA M3006-A
Turma: 1300

Questões objetivas: 

1. D
2. C
3. D
4. A
5. A
6. B
7. B
8. B

PROVA M3006-B
Turma: 1301

1. D
2. C
3. C
4. A
5. D
6. A
7. A
8. A


Questões discursivas (sugestões de respostas para ambas as provas)

9. O aluno poderá citar que, dentre as razões para a escolha do Japão como alvo das bombas atômicas dos Estados Unidos, ao final da Segunda Guerra Mundial, pode-se destacar a intenção dos Estados Unidos de revidar o ataque japonês a Pearl Harbour e o interesse norte-americano em abreviar o fim do conflito, devido a feroz resistência dos japoneses. 

10. Poderá citar o aluno a defesa do arianismo (a purificação racial da Alemanha) e a vinculação dos judeus com o socialismo e a crise econômica da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial. 

11. Características do Integralismo que podem ser citadas como resposta: conservadorismo, defesa de um Estado forte e centralizado; defesa da propriedade privada; resgate da cultura nacional; moralismo; nacionalismo; valores morais cristãos; o princípio da autoridade (e, portanto, a estrutura hierárquica da sociedade); combate ao comunismo e ao liberalismo econômico etc. 

12. Textualmente, deve aparecer na resposta a menção ao Plano Cohen. Explicando esse plano, tratava-se de uma suposta ameaça comunista de invasão ao Brasil. 

13 a) De acordo como o texto, a importância os personagens de Walt Disney serviam para glorificar o estilo de vida americano e propagar a Política de Boa Vizinhança na defesa do livre mercado como uma forma de combater o nacionalismo, o fascismo e o comunismo. 

b) O governo Vargas procurou manter uma política de neutralidade até 1942. Porém, quando navios brasileiros foram torpedeados por submarinos alemães, o Brasil entrou na guerra contra o Eixo. A presença brasileira no conflito se deu pelo envio de tropas da FEB para combaterem na Europa e pela permissão do governo brasileiro para a instalação de bases militares no Nordeste para as o uso forças aliadas.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.