[CNSM] Gabarito da prova M332


Colégio: Mercês
Turmas: 901 e 902
Prova M332
Recuperação final

Disciplina: História


Gabarito:

1. A) No contexto estudado, o aluno pode citar as seguintes características de atuação política da UDN: ação antigetulista, retórica moralista, defesa do golpismo, postura antidemocrática, perspectiva antitrabalhista, insistência na associação dos adversários políticos a práticas corruptas e o questionamento dos resultados eleitorais, revelando os alcances e os limites do liberalismo sustentado pelo partido. Nesse contexto, algumas das iniciativas da UDN foram as seguintes: a oposição ao Estado Novo, o apoio à deposição de Getúlio Vargas (1945), o questionamento da posse de Vargas com a “tese da maioria absoluta” (1950), e a defesa da renúncia ou afastamento de Vargas (1954).

B) O aluno pode citar os seguintes fatos ou eventos: o suicídio de Vargas (1954), a renúncia de Jânio Quadros (1961) ou a deposição de João Goulart (1964).


2. A) O aluno poderá citar que, no início da década de 1960, cresceram as mobilizações políticas de diversos segmentos da sociedade brasileira, como estudantes, sindicalistas, intelectuais e artistas, relacionadas à proposição de variadas reformas – agrária, tributária, educacional, universitária, entre outras. A ocorrência do Golpe Civil militar em 1964 alterou esse contexto em função da repressão e das perseguições políticas então instauradas. O movimento estudantil, tanto de universitários quanto de secundaristas, manteve e ampliou seus protestos contra o cerceamento das liberdades e contra as medidas de natureza autoritária. A morte do estudante Edson Luís, em 1968, em mais um dos confrontos entre estudantes e as forças da repressão, ampliou a onda de protestos, sendo o principal deles a Passeata dos Cem Mil, como ilustram a foto e o texto.

B) A década de 1960 foi marcada, internacionalmente, por um conjunto expressivo de manifestações políticas e culturais protagonizadas por jovens estudantes, em diversos países. Variados foram os motivos para essas manifestações, destacando-se: as críticas à Guerra do Vietnã; a expansão dos movimentos de contracultura e a revolução sexual; as repercussões da Revolução Cultural Chinesa, da Primavera de Praga e das lutas de descolonização na Ásia e na África; o crescimento da insatisfação contra a burocracia e as hierarquias do sistema universitário. Esse contexto internacional estimulou jovens estudantes brasileiros nas reações ao autoritarismo dos governos militares.


3. A) Durante os governos de Getúlio Vargas (1930-1945), a propaganda estatal chegou até mesmo às cartilhas escolares infantis. No exemplo da imagem apresentada, observa-se o culto ao nacionalismo, ao líder, ao modelo tradicional de família, além da valorização da escola como espaço para construção da cidadania.

B) No Brasil, durante o Estado Novo, Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão que detinha todo o poder de censurar e de controlar e direcionar a produção nos campos artístico e intelectual, atendendo ao modelo de sociedade desenhado pelo Estado. Dentre as medidas aplicadas pelo DIP no período, destacam-se a censura à imprensa, o controle dos meios de comunicação, a valorização da radiodifusão e do cinema como instrumentos de propaganda estatal e a regulamentação de manifestações culturais populares na defesa de ideias nacionalistas do governo Vargas.


4. A) A expressão caracteriza a grave estagnação econômica que a sociedade brasileira sofreu nos anos 1980, marcados por desemprego, altos índices de inflação, diminuição da capacidade de consumo e aumento do déficit público e da dívida externa.

B) Duas das ações que podem ser citadas como resposta: proposta de mudanças na legislação previdenciária, medidas promotoras de abertura maior à entrada de empresas estrangeiras, programa de privatização de estatais, tais como a Embraer e a Vale do Rio Doce, flexibilização de monopólios estatais, tais como o da Petrobrás e o das telecomunicações e a propostas para diminuição do papel do Estado como produtor, valorizando seu caráter regulador


5. A) Restabelecimento das eleições diretas para presidente da república e prefeitos, em 1985; conquista do direito de voto por parte de analfabetos; legalização dos partidos que atuavam na clandestinidade, tais como o PCB e o PC do B; flexibilização de critérios para a formação de novos partidos; aumento da representatividade popular.

B) Vitória expressiva do PMDB nas eleições de 1986; apoio inicial da população ao chamado “Plano Cruzado”; existência de grupos que se intitulavam “Fiscais do Sarney”.



Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.