Gabarito 232

Disciplina: História
Turma: 2000 - 2º ano
Colégio: CNSG
Aplicada em: 30/10/2015

Padrão de respostas:

1- O aluno deveria mencionar que, para Say, economista liberal, toda oferta gera demanda, ou seja, oferta e demanda são “identidades”. Essa lei dizia que a “oferta cria a sua própria demanda”. A Lei de Say foi usada por Keynes em sua Teoria Geral para criticar o modelo econômico vigente nos EUA à época da crise de 1929.

2- O aluno poderia mencionar que, para revolucionários de 1917, adeptos do comunismo, a identidade política e de luta dos indivíduos não se estabelecia a partir de seus laços de nacionalidade, mas sim de sua origem de classe. Sendo assim, os trabalhadores - não importando a sua nacionalidade - deveriam se unir contra o poder e a exploração internacional do capitalismo, daí a proposta de internacionalização da revolução comunista. Nesse sentido, a proposta comunista se opunha àquela apresentada pelos nacionalistas da época e assustava os dirigentes dos Estados nacionais europeus, que ainda lutavam contra outros tipos de fidelidade com os quais seus habitantes estavam acostumados: o poder multinacional da Igreja e as tradições de dependência senhorial que vinham do Antigo Regime.

3- O aluno deveria verificar que, no caso do primeiro documento, datado de 1916, expressa-se uma posição favorável à participação no conflito, em acordo com o princípio nacionalista. Para os nacionalistas, a guerra associava-se à defesa da Pátria, o que exigia a unidade do povo para defender os interesses internos. Nesse sentido, os nacionalistas atribuíram ao combate um caráter positivo e saneador, inclusive moral. No interior dessa atribuição, o soldado era visto como um herói e o entusiasmo articulava-se a um sentimento de dever para com a pátria que, por sua vez, preenchia de sentido a vida do combatente. No caso do segundo documento, datado de 1915, a posição é contrária à guerra, sendo a expressão de um princípio socialista. Mesmo considerando as tensões internas ao movimento e a existência de alguns socialistas que apoiavam a participação no conflito, a guerra é interpretada, neste documento, como um sintoma da disputa imperialista e como um entrave aos interesses dos trabalhadores

4- a) Espera-se que o aluno responda que as derrotas militares sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial causaram enormes perdas humanas e prejuízo material, contribuindo para agravar a situação de crise econômica, revolta social e desgaste político do regime czarista. Tal cenário está relacionado ao avanço da oposição (notadamente dos socialistas) e ao desenvolvimento das revoluções russas de 1917

b) Poderia ser citado que, entre os princípios da Revolução de Outubro de 1917, destacam-se os fundamentos bolcheviques sustentados por Lênin em suas “Teses de Abril”, resumidas no lema: “Paz, Pão e Terra”. Esses princípios socializantes consistiam na retirada imediata do país da I Guerra Mundial, na entrega do governo aos trabalhadores (sovietes), na reforma agrária e na nacionalização dos empreendimentos estrangeiros.

5- Na primeira metade do século XX, em meio às transformações na sociedade capitalista, o triunfo da revolução bolchevista na Rússia foi interpretado pelas esquerdas como a ruptura com o modelo calcado na propriedade privada dos meios de produção cuja crise culminaria.

6- O aluno precisaria citar que, antes de 1914, o regime czarista russo já apresentava graves contradições internas: o atraso econômico, devido à preponderância da agricultura, praticada aliás de forma arcaica; a enorme desigualdade social, com o predomínio da aristocracia fundiária, uma burguesia ainda pouco desenvolvida e a miséria do proletariado e sobretudo do campesinato; e a autocracia do czar, apesar da recente existência de uma assembleia (Duma) com poderes limitados. Essas contradições agravaram-se com as derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial, que levaram à queda do czar Nicolau II e a tomada d poder pelos bolcheviques, que implantariam o primeiro Estado socialista da História.

7- O aluno deve ter em mente que a segunda revolução russa se apoiará militarmente no Exército Vermelho, responsável pela consolidação da autoridade política do regime Stalinista. Por sua vez, o modelo de desenvolvimento industrial planificado, priorizando os setores estratégicos da economia, permitirá a emergência da URSS como potência mundial.


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.