GABARITO 177

Gabarito da prova 177 - HISTÓRIA
Turma: 3000
Aplicada em 13/03/2015
Conteúdo: Era Vargas


PRIMEIRA PARTE


QUESTÃO 1 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deveria mencionar que, durante os governos de Getúlio Vargas (1930-1945) a propaganda estatal chegou até mesmo às cartilhas escolares infantis. No exemplo, apresentados, observa-se o culto ao nacionalismo, ao líder, ao modelo tradicional de família, além da valorização da escola como espaço para construção da cidadania.

Ressalte-se que, no Brasil, durante o Estado Novo, Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão que detinha todo o poder de censurar e de controlar e direcionar a produção nos campos artístico e intelectual, atendendo ao modelo de sociedade desenhado pelo Estado. Dentre as medidas aplicadas pelo DIP no período, destacam-se a censura à imprensa, o controle dos meios de comunicação, a valorização da radiodifusão e do cinema como instrumentos de propaganda estatal e a regulamentação de manifestações culturais populares na defesa de ideias nacionalistas do governo Vargas.

QUESTÃO 2 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deveria mencionar que, no governo provisório, Getúlio Vargas (1930-1934) tinha como sustentação diferentes setores da sociedade brasileira, descontentes com o domínio oligárquico da Primeira República. No entanto, esse governo não ficou isento de oposição, principalmente de forças políticas paulistas, não apenas a antiga elite dominante presente no Partido Republicano Paulista, mas também os integrantes do Partido Democrático, tradicional adversário político do PRP em São Paulo.

Os principais motivos para a oposição paulista ao governo provisório de Vargas foram: a demora na convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, fato que permitia ao executivo federal governar por meio de decretos-leis; a nomeação de interventores para os executivos estaduais; a dissolução do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais, que ampliou o poder discricionário do presidente. Considerando demasiada a demora na solução constitucional por parte do governo federal, as elites paulistas dão início a uma rebelião que é conhecida pela denominação de Revolução Constitucionalista de 1932.

QUESTÃO 3 - SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "A": O aluno deveria mencionar que a crise de 1929 afetou diretamente a economia agroexportadora brasileira, uma vez que os países atingidos cortaram a exportação do café brasileiro.

SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "B": O aluno deveria mencionar que a crise colocou em xeque a estrutura agrária do Brasil, afetando diretamente as oligarquias que se mantinham no poder desde boa parte da República Velha, Vargas, para chegar ao poder, obteve o apoio de políticos do Rio Grande do Sul, da Paraíba e de Minas Gerais.

QUESTÃO 4 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deveria mencionar que, a imagem faz referência à Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado, que defendia as ideias fascistas no Brasil. Traziam um discurso fortemente nacionalista e se organizavam de forma militar

SEGUNDA PARTE

QUESTÃO 5 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deveria mencionar que, dentre outras, a ANL defendia a ideia do fim do latifúndio e da nacionalização de empresas estrangeiras estratégicas no Brasil.

QUESTÃO 6 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deveria mencionar o Plano Cohen. Deveria esclarecer também que o plano era falso e foi usado como pretexto por Vargas para se manter no poder além do que previa a Constituição em vigor à época.

QUESTÃO 7 - SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "A": O aluno poderia citar que a Carta Constitucional de 1937 era autoritária e centralista; permitia ao presidente governar por meio de decretos-leis e nomear interventores para os estados; extinguiu os partidos políticos, aboliu a liberdade de imprensa, instituiu a censura, estabeleceu o estado de emergência reservando ao governo o direito de invadir domicílios, prender pessoas e aposentar funcionários públicos; proibiu as greves; estabeleceu o princípio da unidade sindical.

SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "B": O aluno poderia citar que, a política do Estado Novo visou atender "o povo no seu conjunto" uma vez que procurou atender os interesses dos setores industriais com a criação do Conselho Nacional do Petróleo (1938), da Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e da Companhia Vale do Rio Doce (1942); os interesses do setor agrícola através da queima das sacas de café, do incentivo à produção de algodão, açúcar, borracha, cacau, pinho, mate; e os interesses dos trabalhadores urbanos por meio da organização de uma Justiça do Trabalho (1939), do estabelecimento de medidas tais como a Lei de Abono Familiar, o programa de construção de vilas operárias, o programa de recreação operária (que incluía atividades culturais e esportistas), e da sistematização e ampliação da legislação trabalhista com a "Consolidação das Leis do Trabalho" (1943).



Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.