GABARITO 176

Gabarito da prova 176 - HISTÓRIA
Turma: 2000
Aplicada em 13/03/2015
Conteúdo: Iluminismo e Independência dos EUA

QUESTÃO 1- SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "A": O aluno pode identificar, por exemplo:
- a noção de privilégio;
- o caráter estamental da sociedade;
- a desigualdade de oportunidades legalmente referendadas.

SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "B": O aluno deverá abordar a ideia de igualdade jurídica, isto é, a ideia de que todos, conquanto não sejam iguais na sociedade - como afirmara Voltaire -, deviam ser iguais em face da lei. Tal ideia se desdobrava em várias outras máximas, como por exemplo, a de que todos, independentemente de sua origem social devem pagar impostos. Para os expoentes da Ilustração, a afirmação de que todos devem ser iguais em face da lei se impunha como transformação essencial à destruição dos privilégios e à superação do caráter estamental da sociedade existente, garantindo-se, assim, uma igualdade de oportunidades, em que o acesso a cargos e postos derivaria do talento e do mérito e não do nascimento.

QUESTÃO 2- SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deverá mencionar que o Iluminismo era um movimento em busca da valorização dos ideais da burguesia nascente. Esses ideais criticavam o Antigo Regime e pregavam novas práticas, tais como o Liberalismo Econômico. Esses ideias foram colocados em prática tanto na Revolução Francesa quando no processo de independência dos EUA, já que, nesses países, a burguesia assumia postos cada vez mais consideráveis no controle do Estado.

QUESTÃO 3- SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "A": Tripartição dos poderes

SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "B": Executivo, legislativo e judiciário

QUESTÃO 4- SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "A":  O aluno deveria mencionar que significa que defendiam que deixassem de utilizar preceitos da religião para interferir na política, educação, entre outros. Defendiam a liberdade expressão.

SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "B": O aluno deveria mencionar que os pensadores iluministas dirigiam suas críticas ao poder soberano da Igreja ou do Rei.

QUESTÃO 5- SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "A":  O despotismo esclarecido,

SUGESTÃO DE RESPOSTA DA LETRA "B": O aluno deveria mencionar que os déspotas esclarecidos praticavam reformas com base no iluminismo para manter-se no poder.

QUESTÃO 6- SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deverá mencionar que, apesar de vitorioso, o movimento de independência das 13 colônias inglesas na América, em 1776, deu origem a um Estado cingido por dois modelos de sociedade que se opunham em muitos aspectos, principalmente na questão da utilização da mão de obra escrava como primordial para o desenvolvimento das atividades produtivas essenciais. Com a Constituição de 1787, tentou-se estabelecer uma conciliação entre esses modelos antagônicos, garantindo o direito de cada estado da federação decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. No entanto, as contradições foram se avolumando de tal forma que acabaram provocando uma guerra civil – a Guerra de Secessão. A principal consequência político-econômica desse conflito, com a vitória do norte, foi a consolidação do capitalismo como modelo de desenvolvimento nacional, o que só foi possível após a abolição da escravidão. Observa-se, assim, que as diferenças existentes entre o “norte” e o “sul” dos E.U.A. no século XVIII escondiam uma oposição entre dois modelos de sociedade, a saber, o capitalista (apoiado pelo norte) e o escravista (existente no sul). Na tabela, estão as principais diferenças políticas, econômicas e sociais existentes entre os estados do norte e do sul nessa época.


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.