[Mercês] Gabarito M3003, turmas 1300 e 1301

 

Gabarito M3003
Data da aplicação: 30/06/2023
Turmas: 1300 e 1301 – 3º ano EM
Colégio: Mercês 

Questões objetivas:
  1. C
  2. A
  3. D
  4. C
  5. D
  6. A
  7. B
  8. A
  9. B
  10. E

Questões discursivas (sugestões de respostas para ambas as provas) 

11 a) O aluno poderia citar o descontentamento dos paulistas com relação à destituição do governador do Estado de São Paulo e sua substituição por João Alberto Lins de Barros, vinculado ao movimento tenentista e nomeado interventor por Getúlio Vargas. Além disso, Vargas colocou fim à antiga política de valorização do café, estabelecendo novas relações com a oligarquia cafeeira, ressaltando a superioridade do papel do Estado nas diretrizes econômicas, e substituiu os comandos do Exército Paulista. 

b) As camadas urbanas paulistas alegavam que o governo estabelecido por Vargas a partir de 1930 era inconstitucional e autoritário, uma vez que suspendeu a Constituição de 1891 e não convocou, imediatamente, uma assembleia constituinte. O PRP, por sua vez, aliado ao PDP, utilizava deste argumento na tentativa de derrubar Getúlio Vargas e reestabelecer o poder das antigas oligarquias paulistas 

12 a) Questão extremamente fácil. O aluno deveria considerar que o conceito de "negacionismo" é algo parecido com negação ou relativização de acontecimentos comprováveis e que são rejeitados por motivos ideológicos ou políticos. No caso do trecho da questão, são exemplos a negação do Holocausto (genocídio de judeus praticado pelo regime nazista) e a afirmação de que o Partido Nazista (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães) era uma agremiação de esquerda. Esses fatos não são verdadeiros, mas descendem de um juízo de valor das pessoas que possuem interesses ideológicos para afirmar determinadas questões. O negacionismo subverte a História, deixando-a em segundo plano. É, portanto, um claro afastamento do discurso científico.


b) A utilização da internet na divulgação de conhecimentos (verdadeiros ou falsos) e das mais diversas ideias, independentemente de terem ou não embasamento, tem produzido correntes de opinião que se propagam ao arrepio das provas, como na negação da ocorrência do Holocausto, tema central da questão 12. A facilidade de acesso à internet, a rapidez na difusão das opiniões veiculadas, a falta de um conhecimento prévio e a insuficiência de filtros que assegurem a veracidade (ou ao menos a plausibilidade) das informações faz com que teorias obviamente errôneas sejam aceitas como verdadeiras por um número cada vez maior de pessoas. O aluno poderia mencionar facilmente a questão das Fake News para subsidiar sua argumentação como resposta. 

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.