[CNSM] Gabarito comentado da Av2 - 9º ano, turmas 900 e 901

 


Observações sobre a Av2 de História – 1º trimestre 

Pessoal. 

Corrigidas as Av2 de História, alguns pontos merecem, como na Av1, destaque: 

1. É fundamental, mais uma vez, chamar a atenção de vocês para as cópias literais da Internet. Alguns alunos não se deram nem mesmo ao trabalho de modificar alguma coisa. Fizeram, simplesmente, uma cópia e uma colagem. Isso, claro, não condiz com as aulas, com a boa prática escolar e as questões foram zeradas. 

2. Sites como Wikipédia (conteúdo colaborativo), Brainly, Brasil Escola, Sua Pesquisa etc servem, geralmente (e olhe lá!) para estudo e não para buscar as respostas. Se vocês se servem de um parágrafo ou de um trecho de um texto para a resposta, saibam que quem respondeu foi o autor do trecho e não vocês. 

3. Muitos alunos copiaram questões de outros alunos. Houve, claro, uma comunicação e muitos sequer mudaram as respostas. Existiram casos de três respostas idênticas, até nas vírgulas, entre três alunos. 

4. Há erros de digitação que se repetem em várias provas, o que prova uma “cola”. Por exemplo: determinado aluno quis escrever “região” da Rússia e escreveu “religião”. Outras duas respostas apresentavam o mesmo erro de digitação. Como isso é possível? 

5. As avaliações, mesmo a distância, servem para medir o desenvolvimento de vocês e o comportamento com a matéria. Provas, pelo menos as de História quando eu as aplico, não servem para punir o aluno. Essa medição serve até para que eu me ajuste ao perfil de cada turma. Se vocês não “mostram” as dificuldades, copiando uns dos outros ou da Internet, não tenho como saber como anda o desenvolvimento de vocês. 

6. Copiar da Internet ou de outro aluno quando me disponho a fornecer meu celular e a ficar disponível na maior parte do tempo, não faz sentido. Muitos alunos perguntam até mesmo no período da prova e nunca me furto de ajudar. Se vocês têm dúvidas, inseguranças ou receios na composição das respostas, podem – e devem – perguntar. 

7. É lícito pesquisar, seja no livro didático, no material que forneço, nas listas de exercícios e na Internet, mas consultar é diferente de plagiar. 

8. Por fim, alunos que precisaram de pontos e devolveram mais de 70% das listas de exercícios neste trimestre (pelo menos seis listas), tiveram algum acréscimo às notas. Quem devolveu as listas e não usou os pontos, saiba que eles estão acumulados comigo para outros momentos. Quem faz as listas jamais vai precisar se preocupar com aquele pontinho que faltam para alguma coisa. No entanto, existiram situações onde o aluno precisava de um ou dois pontos e, conferindo a lista de devoluções dos exercícios, pouquíssimas foram comunicadas, o que é inexplicável.

Confirmam o gabarito das questões objetivas e discursivas abaixo e, nos próximos dias, a divulgação das notas no Clipescola e no e-mail que vocês cadastraram na prova.

QUESTÔES OBJETIVAS 

Questão 1. 
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de amplas proporções que envolveu os principais países europeus, além de países de outros continentes. A respeito da Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta. 

Gabarito: A Alemanha foi responsabilizada por essa guerra. 

Questão 2. 
“Filas de rostos pálidos murmurando, máscaras de medo. Eles deixam as trincheiras, subindo pela borda. Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos, e a esperança, de olhos furtivos e punhos cerrados, naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe!” 

(Siegfried Sassoon citado por HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.) 

O fragmento acima descreve os horrores causados pela luta de trincheiras travadas durante a Primeira Guerra Mundial. Sobre os desdobramentos econômicos, políticos ou sociais deste conflito global, assinale a alternativa correta. 

Gabarito: Contribuiu para o desmembramento do Império Austro-Húngaro 

Questão 3.
Quando a Primeira Guerra Mundial começou, o artista alemão Otto Dix (1891-1969) alistou-se voluntariamente no exército. Ao fim, sua arte seria profundamente afetada pelas experiências do conflito, como exemplificado na imagem desta questão. Observe-a para responder. 




Neta obra, o artista: 

Gabarito: denuncia, ironicamente, as consequências traumáticas da guerra. 

Questão 4. 
Fim da Primeira Guerra Mundial completa 100 anos (1918 – 2018) Na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês daquele ano (às 11h de 11 de novembro de 1918), milhares de clarins anunciaram o cessar-fogo da Primeira Guerra Mundial. As tropas do imperador Guilherme II da Alemanha retrocediam em todos os fronts ocidentais.

 https://oglobo.globo.com/mundo/de-1918-2018-fim-da-primeira-guerra-mundial-completa-100-anos, consultado em 16/11/2018 

Como encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, os combates deram lugar à assinatura dos acordos de paz, entre os quais destaca-se o Tratado de Versalhes, segundo o qual a(o): 

Gabarito: Alemanha pagaria vultosas quantias a vários países, como indenização de guerra. 

Questão 5. 
Entre os anos de 1904 e 1905, uma série de derrotas militares do Império Russo em guerra contra o Japão abalou a já fragilizada base do governo czarista de Nicolau II. Essas derrotas pioraram ainda mais as condições de vida da maioria da população pobre e miserável. No dia 22 de janeiro de 1905, trabalhadores russos organizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhores salários e redução da jornada de trabalho. O czar ordenou que os guardas imperiais reprimissem os manifestantes, matando centenas de homens, mulheres e crianças. Esse episódio ficou conhecido como: 

Gabarito: Domingo Sangrento. 

Questão 6. 
Indicar o líder bolchevique, personalidade central da Revolução de 1917, lançou "As Teses de Abril", documento que tinha como base reivindicatória: paz, terra e pão. Esse documento integra um conjunto de escritos revolucionários que contribuiu para a derrubada do regime czarista. Qual foi o líder? 

Gabarito: Vladimir Lenin. 


QUESTÕES DISCURSIVAS 

Questão 7. 
Considerando o ano de 1917 nos processos revolucionários russos, a participação de Lenin na composição das "Teses de Abril" foi central. Ele defendia "Paz, Pão e Terra" para os russos. 

Sugestão de resposta: O aluno precisará mencionar que "Paz", nas "Teses de Abril" era a proposta de Lenin de retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial. 

Questão 8. 
Explique a relação existente entre o "Revanchismo Francês" foi um dos combustíveis para a assinatura do Tratado de Versalhes, em 1918. No que consiste essa relação. 

Sugestão de resposta: Finalizada a guerra, os EUA sinalizavam ao mundo a proposta de uma "paz sem vencedores", a partir dos 14 pontos de Wilson. No entanto, a França não aceitou a proposta e forçou a assinatura do Tratado de Versalhes. Esse tratado assinado reforçou o sentimento de revanche da França frente à Alemanha, sentimento que perdurava desde do século XIX, quando da Guerra Franco-Prussiana. 

Questão 9
Sobre a Nova Política Econômica, a NEP, responda: 

a) No que consistia esse plano econômico? 

Sugestão de resposta: Consistia na dinamização da economia frente às dificuldades trazidas com a Guerra Civil Russa. 

b) Por que a NEP foi necessária na Rússia daquela época? 

Sugestão de resposta: A Guerra Civil Russa deixou, além de baixas militares, um cenário econômico muito frágil, de modo que Lenin precisava dinamizar a economia com o Plano para minimizar os danos gerados naquele conflito.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.