[CNSM] Gabarito comentado da Av1 - 9º ano, turmas 900 e 901


Correção comentada e análise das provas do nono ano de História. 

Problemas gerais detectados: 

As questões objetivas parecem ter sido bem compreendidas, uma vez que a maioria dos alunos conseguiu entender as perguntas e optar pelas alternativas corretas; 

Foram poucos erros nessas questões; 

Os alunos devem se acostumar com o estilo das questões e com trechos de apoio (os textos que aparecem nas questões) mais complexos. 

As questões discursivas apresentaram alguns problemas pontuais: 

1) Cópia deliberada de textos da Internet em alguns casos, sobretudo de sites ruins e pouco confiáveis, geralmente os que aparecem nas primeiras respostas do Google (Wikipédia, Brasil Escola...). Embora as informações desses sites sejam, na maioria dos casos, verdadeiras, há que se tomar cuidado, uma vez que, a Wikipédia, por exemplo, é um site colaborativo, ou seja, as pessoas podem editar as informações. A Internet é ótima para pesquisa, mas é necessário diferenciar pesquisa de cópia e, além disso, aprender a cruzar informações. Quando detectei cópia deliberada, zerei a questão, como aparece nas instruções para a Av1. 

2) Textos exatamente iguais entre alunos. Pelo menos entre dois alunos de uma turma, duas respostas eram exatamente iguais, incluindo pontos, vírgulas, crases, expressões, o que é impossível e não permitido. Nesse caso, ambos os alunos tiveram suas questões zeradas, uma vez que foi dada, inclusive, a oportunidade de perguntar durante a prova, enviando dúvidas para mim. 

3) Textos confusos nas respostas. Alguns alunos não conseguiram, pelo texto, se expressar de modo adequado, e usaram termos ruins para se referir a períodos históricos. Foram descontados alguns pontos nesses casos. 

4) Adaptações mal feitas. Alguns alunos tentaram adaptar textos da Internet para suas respostas, o que não é ruim se for bem feito. A pesquisa deve se basear na busca pela ideia e não na mera troca de palavras. Foram descontados alguns pontos nesses casos. 

Os pontos elencados visam o engrandecimento intelectual dos alunos e, por isso, não devem ser entendidos como punição, mas como adequação para melhores resultados. Ao receber a nota, o aluno tem direito de questioná-la, mas isso tem que ser feito em tempo hábil (ou seja, rapidamente, antes do repasse das planilhas à Coordenação) e com argumentos sólidos. Argumentar solidamente é justificar a resposta a partir de pontos históricos estudados. O questionar por questionar é apenas perda de tempo. 

Vocês receberão as notas após o recesso tanto no e-mail que informaram na prova, quanto no Clipescola. 


Gabarito

Questão 1. 
Alternativa correta: "no período da abdicação ao trono de D. Pedro I em favor do filho, Pedro de Alcântara que, menor de idade, não assumiu ao trono, dando lugar aos Regentes". 

Questão 2. 
Alternativa correta: "podem ser vistas como respostas à política centralizadora do Império, que restringia a autonomia financeira e administrativa das províncias." 

Questão 3. 
Alternativa correta: "pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais". 

Questão 4
Alternativa correta: "a ausência de um representante da legitimidade monárquica no trono permitia questionamentos ao governo central, levando ao avanço do ideal republicano e à busca de maior autonomia por parte das elites provinciais." 

Questão 5. 
Alternativa correta: "positivistas". 

Questão 6. 
Alternativa correta: "tinha por finalidade favorecer a expansão industrial, por meio da ampliação de créditos ao setor." 

Questão 7. 
Sugestão de resposta: O autor se refere à República recém implantada. Está claro no trecho e na citação que esta é a resposta esperada. O aluno precisa apenas conceituar, minimamente o sistema republicano para obter todos os pontos da questão. 

Questão 8. 
Sugestão de resposta: Foi o momento onde militares se estabeleceram no poder. Espada fazia referência à indumentária dos militares. 

Questão 9. 
Sugestão de resposta: O aluno pode citar as características estudadas em sala, mas seria adequado apontar para o fato de que a Constituição de 1891 reestabeleceu os três poderes, eliminando o Poder Moderador da antiga Constituição. 

Questão 10. 
Sugestão de resposta: O aluno pode citar a Questão Militar, a Religiosa ou a Escravista, desde que mostre porque determinado grupo deixou de apoiar a monarquia.

 =)

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.