[Mercês] Gabarito M9002-A e M9002-B

Gabarito M9002-A e M9002-B
Data da aplicação: 04/05/2022
Turmas: 900 e 901 – 9º ano EF 
Colégio: Mercês 

PROVA M9002-A
Turma: 900

Questões objetivas: 

1. B
2. B
3. E
4. E
5. A
6. D
7. B
8. B

PROVA M9002-B
Turma: 901

1. D
2. A
3. A
4. E
5. E
6. C
7. B
8. A


Questões discursivas (sugestões de respostas para ambas as provas)

9. No caso do primeiro documento, datado de 1916, expressa-se uma posição favorável à participação no conflito, em acordo com o princípio nacionalista. Para os nacionalistas, a guerra associava-se à defesa da Pátria, o que exigia a unidade do povo para defender os interesses internos. Nesse sentido, os nacionalistas atribuíram ao combate um caráter positivo e saneador, inclusive moral. No interior dessa atribuição, o soldado era visto como um herói e o entusiasmo articulava-se a um sentimento de dever para com a pátria que, por sua vez, preenchia de sentido a vida do combatente. No caso do segundo documento, datado de 1915, a posição é contrária à guerra, sendo a expressão de um princípio socialista. Mesmo considerando as tensões internas ao movimento e a existência de alguns socialistas que apoiavam a participação no conflito, a guerra é interpretada, neste documento, como um sintoma da disputa imperialista e como um entrave aos interesses dos trabalhadores. 

10. A) Um motivo mais geral é o fato de existir, desde o final do século XIX, um modelo capitalismo monopolista, integrado internacionalmente. Além disso, grande parte dos países europeus dependia de investimentos de empresas estadunidenses no processo de recuperação de suas economias, abaladas pela Grande Guerra. 

b) Foi um programa econômico intervencionista baseado nas teorias econômicas de John Maynard Keynes, que pregava a importância do Estado como agente de definição da economia – e não o mercado como nas teorias liberais. Dentre as medidas adotadas, as mais destacadas são: realização de obras públicas, reforma no setor agrícola, garantindo aos produtores recursos e Política trabalhista com um salário mínimo 

11. Ela foi assim chamada pois ocorreu para pôr fim a vários conflitos espalhados pela Europa, além de afetar, de modo direto ou indireto, quase a totalidade de países do mundo. 

12. Com a decisão do czar Nicolau II de manter a Rússia na Primeira Guerra levou a população do país a protestar contra este ato, pois, a Rússia encontrava-se em uma situação de miséria, este foi um dos motivos apontados pelos grupos de oposição para derrubar o governo e realizar a Revolução de 1917. 

13. O aluno deve fazer menção ao Tratado de Versalhes. Nessa questão é necessário apontar que a Alemanha foi vítima de uma “paz punitiva” ao ser obrigada a reduzir os seus exércitos e pagar pesadas indenizações para as nações que venceram o conflito. No pós-guerra essas exigências impuseram graves problemas sociais e econômicos ao povo alemão.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.