[CNSM] Gabarito da prova MH001



Colégio: Mercês
Turma: 1300
Prova MH001
Av1 - 1º Trimestre 2020
Disciplina: História

Objetivas:

1. A
2. C
3. C
4. A
5. D
6. A
7. D
8. D

Discursivas:

09.
A) O contexto socioeconômico da Guerra de Canudos é o de marginalização da população sertaneja, isolada geograficamente e socialmente, a mercê do poder dos grandes latifundiários e ignorada pelo regime recém instalado. Liderados por Antônio Conselheiro, os sertanejos de Canudos tentaram manter um modo de vida solidário e alternativo em pleno sertão baiano.

B) Considerados perigosos por propagar supostas propostas de restauração monárquica, acusados de fanáticos, loucos e até de “comunistas”, os revoltosos foram combatidos por quatro expedições do Exército até a destruição completa do arraial em 1897.

10.
A) O aluno pode mencionar que Deodoro promoveu a centralização administrativa, destituindo líderes de províncias, separou o Estado da religião etc.

B) República das Espadas.

11. O aluno pode citar:
Na sociedade: A marginalização dos negros à condições de cativos, sob a perspectiva eurocêntrica de inferioridade dos povos africanos criou condições instituição de condutas racistas que ainda persistem na sociedade brasileira.
Na política: As leis que iniciaram o processo abolicionista (Lei Eusébio de Queiróz – 1850, Lei do Ventre Livre – 1871 e a Lei do sexagenários – 1885), ao abolirem parcialmente a escravidão, evidenciam a timidez em relação ao tema, devido à forte dependência ao trabalho escravo no Brasil e ao caráter reacionário dos legisladores, por serem em maioria, representantes da aristocracia fundiária e escravocrata.
Na economia: A predominância da agroexportação apoiada no trabalho escravo, favorecia a prática do tráfico negreiro e também constituía um obstáculo à expansão de mercados consumidores no Brasil para indústria emergente na Inglaterra no século XVIII, decorrendo daí, no início do século XIX, as pressões inglesas pelo fim do tráfico negreiro.





Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.