[CNSM] 9º ano :: Materiais para estudo - Coronavírus



Atenção! Material específico para os alunos do nono ano do Mercês. As atividades serão disponibilizadas às quartas-feiras. 



1. MATERIAL TEÓRICO

Abaixo estão listados os materias teóricos para auxiliar no estudo e na resolução dos exercícios. .

19/03/2020:: AULA 1 - O Brasil na Primeira República. [clique aqui para acessar o material] *o ideal é fazer o download para manter a configuração do material.

Trata-se de material mostra como o Brasil, de império, passo à República, em 1889. Importante nesse caso é verificar as causas que levaram o Brasil a abandonar um sistema de governo e adotar a república. Além disso, é digno de destaque a pouca (na verdade, nenhuma) participação do povo nessas grandes guinadas históricas. 

Como estudar este tema:
1º - Baixe o material disponível. Como mencionado acima, é melhor fazer o download para o seu computador. Só assim você manterá a configuração gráfica dos slides e conseguirá tirar o máximo proveito do material.
2º - Recorra à leitura crítica do capítulo do seu livro. Lembrando sempre que há um inversão de ordem no livro didático. Logo, procure no índice a parte de República. Se você não sabe o que é uma leitura crítica, clique aqui para ler algo sobre.


EXERCÍCIOS DA AULA 1

Após realizar o estudo sistematizado sobre o tema da aula 1, é hora de exercitar. Você deverá responder no seu caderno às seguintes questões, que foram retiradas do livro didático acrescidas ou adaptadas por mim. Portanto, siga as perguntas que listo abaixo.

Questão 1 - Explique os termos a seguir com base no contexto da Primeira República:
a) República Oligárquica;
b) Voto de Cabresto.

Questão 2 -  Sobre a Constituição de 1891, responda:
a) Quais foram as principais medidas estabelecidas na primeira Constituição Republicana?
b) A Constituição de 1891 fortaleceu o poder da elite agrária brasileira? Justifique.

Questão 3 - No primeiro slide do seu material teórico aparece a seguinte frase: "República de contrastes". A partir daquilo que você leu sobre esse momento histórico, explique a frase.

Questão 4 - As revoltas do período republicano, em seu nascedouro, foram divididas entre revoltas laicas e revoltas messiânicas. Sobre as messiânicas, explique por que elas receberam esse nome dando exemplo de pelo menos uma dessas revoltas.

Questão 5 - Em 1889 a república foi proclamada no Brasil. Agora, em um exercício de reflexão, construa um parágrafo sobre a república brasileira na atualidade, apontando seu ponto de vista sobre questões positivas e/ou negativas do período


QUALQUER DÚVIDA SOBRE O MATERIAL OU SOBRE AS PERGUNTAS PODE SER SANADA. O GABARITO DESTAS QUESTÕES ESTARÁ NESTA PÁGINA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, QUANDO O NOVO CONTEÚDO TAMBÉM SERÁ DISPONIBILIZADO. 




2. SUGESTÃO PARA COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE HORÁRIO

A organização dos estudos é fundamental. Assim, enquanto durar o período da quarentena, o quadro abaixo pode ser utilizado como sugestão na organização dos estudos das disciplinas. Repito que trata-se apenas de uma sugestão. Se você quiser, pode baixar o arquivo e editar. Veja, também, que ele está organizando disciplinas que você ainda não tem no ensino fundamental, uma vez que ele é direcionado ao ensino médio, sobretudo para a terceira série, aquela que precisa otimizar ainda mais as coisas. Desse modo, adapte o quadro à sua maneira e à sua rotina. Clique aqui para baixá-lo em formato Excel.

Neste página também existe um outro quadro de organização dos estudos, mas esse para uma normalidade, já que direciona a organização dos estudos os tempos fora da escola. Ele conta também com algumas digas que sempre acho válidas. [clique aqui para acessar o quadro antigo com as dicas]


É possível clicar e ampliar a imagem.

Lembre-se: se você quiser, pode baixar a planilha editável clicando aqui e realizando as mudanças que desejar.


3. SUGESTÃO DE MATERIAIS EXTRAS

[Vídeo] - Nerdologia - Pandemias. Faz referência, em determinada parte, à Primeira Guerra Mundial. 




Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.