Composição do quadro de estudos



Os exames que garantem acesso às Universidades no país são os pesadelos da maioria dos alunos que concluem o Ensino Médio. A ideia de testar o conhecimento acumulado durante toda a vida escolar em apenas um momento tira o sono dos estudantes, dos pais, dos amigos... No entanto, algumas providências podem ser tomadas desde as primeiras séries do Ensino Médio para que o estresse gerado pela concorrência às vagas seja diminuído e o objetivo com a aprovação seja alcançado.

O ideia aqui é ajudar você na organização dos estudos, com a ressalva de que não existe forma infalível para o sucesso. No entanto, conhecemos maneiras de ajudá-lo a organizar e aproveitar melhor seu tempo dentro e fora da sala de aula.

A aprovação no Vestibular/ENEM começa muito antes da data da prova (e muito antes do terceiro ano do Ensino Médio). Fazer todas as tarefas passadas para casa e reler a matéria dada em aula são algumas das medidas que você não pode deixar de lado. Também não deixe em segundo plano a valorosa ajuda de seus professores. Eles sempre podem fornecer materiais alternativos, textos de apoio ou ajudá-lo com uma explicação extra sobre a matéria que você tem maior dificuldade. Conte também com a ajuda dos colegas; eles “falam a sua língua” e podem ajudar. E se você tem bom desempenho em determinada matéria, disponibilize um tempo para auxiliar seus amigos. Também aprendemos ensinando!

Aprendendo a estudar

Estudar não precisa – e não pode – ser uma tarefa penosa.

Mesmo que você atribua graus de importância a determinadas disciplinas, não deve abrir mão de nenhuma outra. Todo aluno tem, obviamente, mais facilidade ou interesse por uma matéria. Uns gostam mais de cálculos; outros preferem a construção de textos... Isso é absolutamente normal. No entanto, o mundo contemporâneo exige do profissional recém-formado uma concepção ampla. É de extrema importância, por exemplo, que um engenheiro escreva com clareza e objetividade seus relatórios de avaliação de uma construção; um piloto de avião precisa falar duas ou três línguas; um músico precisa conhecer a história da arte etc. Não caia no erro primário de achar que determinada matéria não “serve para nada”.

Estudar requer entusiasmo, ambição e dedicação. Ninguém aprende uma fórmula ou regra sem vontade. O cérebro humano precisa ser exercitado constantemente para que não apague informações. Seu êxito começa quando você descobre a importância do conhecimento em sua vida. Acredite: quando você estuda com prazer e compreende a utilidade do aprendizado, já percorreu metade do caminho que leva à Universidade.

Para tentar ajudá-lo na preparação de uma rotina de estudos, disponibilizei um quadro com sugestões de horários para atividades fora da escola. Lembre-se: é fundamental estudar em casa. Não há nada que não se possa aprender com um pouco mais de estudo. Obviamente o quadro de horários é uma sugestão. Deve, por isso, ser adaptado à sua realidade.

Nesse primeiro momento, construa esse quadro da seguinte maneira:

1. Defina seu objetivo. Se você já tem em mente que curso quer seguir, estabeleça metas para alcançá-lo. Você faz isso lendo sobre a carreira, pesquisando o que se estuda no curso, quanto tempo leva para ser formar etc. Mas se você ainda não tem nada em mende (coisa muito normal, não se desespere!) procure construir pelo menos um macro campo de interesse, ou seja, descubra aquilo que te atrai e faça recortes ao longo do tempo. Por exemplo: eu gosto de ciências humanas, mas excluo geografia da lista de interesses.

2. Descubra quais são as matérias mais importantes para sua trajetória. Se já tem em mente o curso, pesquise quais as disciplinas são mais exigidas. Por exemplo: para medicina, é fundamental estudar – e gostar – de Química e Biologia. Logo, essas disciplinas precisam de um reforço.

3. Descubra quais são seus pontos fortes. Quais disciplinas você tem mais sucesso? Isso não significa ter, necessariamente, maior nota no boletim. Trabalhamos com a ideia de que a aprendizagem significativa acontece independente da valoração que conseguimos em avaliações escritas. Facilidade na disciplina significa, então, prazer em aprender determinada matéria. Ensine! Isso é ótimo para reforçar sua autoestima e seu aprendizado!

4. Mapeie, também, seus pontos fracos. Isso é importante para saber onde dar mais atenção. Se não gosto de matemática, devo buscar novas formas de para estudar a disciplina e não deixá-la de lado ou desistir de aprender. Busque novas linguagens, novos apoios; tire dúvidas sempre com os professores ou com os colegas que dominam o conteúdo.

Diante de tudo isso, entenda que seu objetivo deve caminhar junto com a felicidade. Objetive aquilo que te faz – e te fará – feliz. Reconhecimentos sociais e financeiros virão com o tempo, mas estar feliz no seu campo é fundamental! Lembre-se também que seus objetivos devem possuir “recompensas sociais”, ou seja, qualquer que seja a sua profissão escolhida, procure doar um pouco do conhecimento adquirido à sociedade. Isso pode, inclusive, começar desde já!


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.