[CEC] Gabarito 3º ano


Colégio: CEC
Turma: 3003
Prova C129
Data de entrega da atividade: 18/11/2019
Disciplina: Filosofia

Sugestão de respostas:

1- Os alunos poderão mencionar que, na imagem, é possível perceber a valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra.Todas essas características estavam ausentes da arte medieval, período anterior ao Renascimento.

2- Todos os textos exaltam o gênero humano e sua capacidade criadora. A concepção neles presente é o humanismo.

3- São características fundamentais do Renascimento e, por isso, podem ser consideradas como resposta correta na questão:
Humanismo - valorização do homem, estudos dos clássicos gregos e romanos, observação e experimentação que criaram os alicerces da ciência moderna.
Antropocentrismo - o homem passa a ser o grande indagador dos fenômenos que ocorrem consigo e na natureza. A procura de respostas traz a razão, em detrimento da postura passiva perante à vontade de Deus.

4- Nesta questão, os alunos devem mencionar que as cidades eram os centros econômicos e preservavam a cultura clássica. Fora isso, podem mencionar que eram nas cidades onde ocorriam os intercâmbios e o comércio. Essa dinamização favoreceu todo o processo de Renascimento.


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.