Antropologia filosófica - biografias

Amigos:

Para dar continuidade, ainda que tardia, à aula de Filosofia (antropologia filosófica), seguem as pequenas biografias do autores abordados na explanação. Não se preocupem, agora, em compreender as ideias de cada um. Basta, neste momento, conhecer ideias centrais que vão nos ajudar nas avaliações.

Não deixem de clicar nos links para ler a continuidade dos textos.

KIERKEGAARD


Kierkegaard é um dos raros autores cuja vida exerceu profunda influência no desenvolvimento da obra. As inquietações e angústias que o acompanharam estão expressas em seus textos, incluindo a relação de angústia e sofrimento que ele manteve com o cristianismo – herança de um pai extremamente religioso, que cultuava a maneira exacerbada os rígidos princípios do protestantismo dinamarquês, religião de Estado

Leia mais: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kierkegaard.htm#ixzz3dwmGdlLt

FREUD


Sigmund Freud, nascido Sigmund Schlomo Freud, a 06 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia, tornou-se o fundador da Psicanálise. Era filho de um comerciante, Jacob Freud, e de sua segunda esposa, bem mais jovem, Amália Nathanson – a imagem materna influenciaria, mais tarde, muitos dos estudos de Freud. Alguns de seus irmãos, do primeiro matrimônio, eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Ao completar quatro anos, Freud mudou-se com a família para Viena. Formado pela Universidade de Viena, optou a princípio por Filosofia, campo que depois iluminaria sua produção teórica, decidindo-se depois pela Medicina, especializando-se em Fisiologia Nervosa.

Leia mais: http://www.infoescola.com/psicanalise/sigmund-freud/


MARX

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente comFriedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”, citado adiante. Foi um ativista do movimento operário europeu, no chamado International Workingmen’s Association (IWA), também conhecido como First International.

Leia mais: http://www.infoescola.com/sociologia/karl-marx-e-o-marxismo/

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.