Ócio criativo

Voltando com o ÓCIO CRIATIVO, já que muitos alunos se interessaram e entraram em desespero com as notas.

Leiam aí e a gente conversa sobre o tema...


O ócio criativo é um meio para o aluno recuperar alguma nota não muito boa. Funciona da seguinte maneira: No final dos Bimestres, avisarei que, caso queiram, vocês podem tentar aumentar suas notas fazendo, por exemplo, vídeos ou músicas sobre os temas estudados. Mas tem uma coisa: tanto os vídeos quanto as músicas (ou qualquer outra "manifestação") precisam ter uma lógica e combinar com a matéria estudada. E mais ainda: precisam ser justas com a realidade, portanto, não adianta inventar fatos para rimar mais fácil na música, ou se apoiar em lendas para facilitar a produção dos vídeos.

Deixo claro que é um atividade optativa... faz quem quer e do jeito que quiser. Quando me apresentarem vou julgar o conteúdo e aumentar as notas se considerar o trabalho satisfatório.

A gente conversa mais sobre isso durante as aulas.

Vejam alguns exemplos do pessoal das outras turmas:





GABARITO 124

Prova de História
Aplicada em 17/03/2014
9º ano

1- (sugestão de resposta) O aluno deveria mencionar que mesmo com relativa paz, as principais potências europeias estavam se armando e estabelecendo alianças a fim de angariar esforços para o iminente conflito que estava para acontecer.

2- D
3- B
4- A
5- A

6- (sugestão de resposta) O aluno deveria mencionar que a 1º Guerra Mundial foi a "guerra das burguesias" europeias. Num contexto de excesso de concorrência, elas viam a guerra como forma de destruir a capacidade de produção de países concorrentes e herdar seus mercados.

7- (sugestão de resposta) Ao analisar a tabela, o aluno deve ser capaz de visualizar que o aumento de preços dos produtos é maior que o dos salários.

Se possível, respondam o questionário sobre a prova.

Gabarito 126

Prova 126
Turma: 1000
História
Aplicada em 14/03/2014

1- a) (sugestão de resposta) O aluno deve mencionar que o autor do texto ressalta a importância dos registros escritos, mas considera viável a interpretação do passado por meio de outras fontes.

b) (sugestão de resposta) O aluno deve mencionar que o texto mostra que as marcas da presença humana podem ser encontradas em muitos outros registros além dos escritos: no cotidiano, nas manifestações folclóricas, nos rituais religiosos, nas edificações etc. A análise desses registros possibilita a construção do conhecimento histórico.

2- a) (sugestão de resposta) O ancião guarda em sua memória os vestígios do passado da sua comunidade. Assim, ouvir suas experiências seria uma maneira de entrar em contato com a história e com as tradições locais. Pode-se dizer, portanto, que, nas sociedades de tradição oral, o ancião desempenha papel semelhante ao da biblioteca nas sociedades letradas e perdê-lo equivaleria a queimar uma biblioteca inteira.

b) (sugestão de resposta) Graças às tradições orais, a criança aprendia a valorizar a memorização dos acontecimentos ao seu redor e dos que lhe eram contados. Isso nos faz pensar que, nas sociedades iletradas, o sujeito tem uma grande responsabilidade em relação à história de seu grupo. Ele precisa lembrar para poder passar o conhecimento adiante. Por isso, observa, olha e escuta com atenção.

3- A
4- C
5- A
6- C
7- E
8- B

Não esqueçam de responder ao questionário sobre esta prova.

Gabarito 131

Turma: 3000
Aplicada em 12/03/2014

Gabarito:

1- B

2- (sugestão de resposta) Apresenta o shopping como templo da sociedade de consumo. Cria-se uma sociabilidade destrutiva, pois as pessoas passam à se preocupar mais com o signo que as coisas passam a ter através do marketing.

3- a) (sugestão de resposta) Redução do indivíduo à condição de consumidor como consequência da automação do sistema de produção.

b) (sugestão de resposta) Objeto de desejo não são mais as coisas palpáveis, mas o que elas representam e o status que proporcionam.

4- A
5- D
6- D

Se possível, responda ao questionário sobre a prova.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.