Proposta trabalho sociologia 3000

Pessoal:

Como não temos uma nota de Sociologia nos Bimestres, já que o Anglo não coloca questões no Simulado, este trabalho substituirá essa nota e também será a base para a nota do trabalho do Bimestre. Ele consistirá de:


  • Debate em sala sobre questões apresentadas durantes as aulas (vídeo e slides sobre consumismo);
  • Apresentação, em grupo, de conclusões baseadas em trechos distribuídos na próxima aula.


Abaixo estão colados os trechos que serão disponibilizados aos grupos, caso precisem de outras cópias:


TRECHO 1 - “Dia a dia nega-se às crianças o direito de ser crianças. Os fatos, que zombam desse direito, ostentam seus ensinamentos na vida cotidiana. O mundo trata os meninos ricos como se fossem dinheiro, para que se acostumem a atuar como o dinheiro atua. O mundo trata os meninos pobres como se fossem lixo, para que se transformem em lixo. E os do meio, os que não são ricos nem pobres, conserva-os atados à mesa do televisor, para que aceitem desde cedo, como destino, a vida prisioneira. Muita magia e muita sorte têm as crianças que conseguem ser crianças.” Eduardo Galeano.

TRECHO 2 - “quando vejo ao meu redor que os jovens estão perdendo os antigos valores populares e absorvendo os novos modelos impostos pelo capitalismo, correndo assim o risco de uma forma de desumanização, de uma forma de afasia atroz, de uma brutal ausência de capacidade crítica, de uma facciosa passividade, me lembro de que estas eram exatamente as características típicas do SS; e assim vejo se estender sobre nossas cidades a sombra horrenda da suástica”. Pasolini, pág.: 115, em Os jovens infelizes.

TRECHO 3 - “O consumo impera sobre as relações sociais. Antes sólidas, se tornam cada vez mais ‘líquidas’. A eterna ânsia por consumir sempre e mais rápido, descartando o que é velho em troca da novidade, virou lei. Vivemos uma cultura ‘agorista’, de um tempo ‘pontilhista’, cujas palavras de ordem são pressa, descarte, substituir, excesso, desperdício etc. Segundo essa lei, todos devem ser consumidores por vocação.” Nunes, L.F., em Síndrome do consumo.

TRECHO 4 - “... o impulso de buscar nas lojas, e só nelas, soluções para os problemas e alívio para as dores e a ansiedade é apenas um aspecto do comportamento que não apenas recebe permissão de se condenar num hábito, mas é avidamente estimulado a fazê-lo. Mas isso ocorre também por outra razão. Como mostrou o falecido Ivan Illich, a maioria dos males que hoje exigem tratamento médico é constituída de doenças ‘iatrogênicas’, ou seja, condições patológicas causadas por terapias anteriores: o ‘lixo’, por assim dizer, da indústria médica.” Bauman, Z., pág.: 107, em A vida líquida.

TRECHO 5 - “Por que os relacionamentos seriam uma exceção ao restante das regras da vida? Para funcionar propriamente e fornecer a satisfação prometida e esperada, os relacionamentos precisam de atenção constante e manutenção dedicada. Quanto mais tempo duram, mais difícil torna-se manter a atenção e o serviço de manutenção necessário ao dia-a-dia, Consumidores acostumados com produtos de consumo que envelhecem com rapidez e são prontamente substituídos acharão incômodo, além de um desperdício de tempo, preocupar-se com uma coisa dessas, e se apesar disso resolverem prosseguir, carecerão de hábitos e habilidades necessários. Os casamentos, escreve Phil Hogan, sempre tiveram seus maus bocados e seus momentos críticos, curtos ou longos – a diferença agora ‘é a rapidez com que nos aborrecem. Lá se vão os tempos da crise dos sete anos. Segundo as últimas descobertas, entre oito meses e dois anos tornou-se o tempo ideal para puxar a tomada do matrimônio’”. Bauman, Z. Pág.: 115, em A vida líquida.

TRECHO 6 - “O consumismo chega quando o consumo assume o papel-chave que na sociedade de produtores era exercido pelo trabalho. Como insiste Mary Douglas, ‘a menos que saibamos por que as pessoas precisam de bens de luxo [ou seja, bens que excedam as necessidades de sobrevivência] e como os utilizam, não estaremos nem perto de considerar com seriedade os problemas da desigualdade’” Bauman, Z. Pág.: 41, em Vida para o consumo.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.