Privatização

Como complemento da última aula de História, cujo tema foi o Iluminismo e vimos um pouco do liberalismo clássico de Adam Smith, compartilho uma questão interessante que está em evidência no momento: a privatização de alguns aereportos brasileiros.

Lembro que quando falava um pouco do liberalismo, não esqueci de citar que a ideia - naquela época ainda embrionária - de que o Estado (Estado no sentido de grande órgão administrativo que organiza os cidadãos na forma de leis, regras de conduta etc, por isso o "E" maiúsculo) deveria ser diminuido ao máximo, sendo necessário apenas para o que os contratos fossem cumpridos. Logo, o liberalismo previa o Estado mínimo, e sua intervenção na economia devia ser quase nula.

Pois bem: hoje é capa na maioria dos jornais a notícia de que alguns aeroportos brasileiros foram privatizados, ou seja, sairám da administração pública e serão gerenciados por consórcios (grupo de empresas) privados. É um bom exemplo de como a lógica daquela época ainda vigora no mundo contemporâneo, mas, hoje, sob a chancela do neoliberalismo, ou seja, um "liberalismo mais moderno, mais atual" etc. Ainda estudaremos o neoliberalismo de forma mais clara.

Pensem nisso e vejam a imagem abaixo (clique para ampliar; se não funcionar, clique aqui) que detalha as transações que ocorreram. Na próxima aula levarei os jornais para que você vejam como esse tipo de prática é comum e como é festejada pelos mercados.

ATUALIZAÇÃO >> Esse link também é interessante para formar uma opinião sobre o tema: "Leilão entrega três maiores aeroportos à iniciativa privada"




Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.