Pesquisa de Sociologia no 1º ano do CNSG

Amigos:

Para exemplificar a pesquisa de Sociologia, também recorri a duas mães que trabalham fora e duas que não. Depois de ouvir as respostas das quatro, consegui criar o texto que deixo como sugestão para vocês:

O objetivo deste estudo é analisar as semelhanças e diferenças entre os modos de vida e as relações sociais entre mães que exercem ou não atividades remuneradas. O objeto do estudo foram quatro mães: duas que trabalham e duas que dedicam seu tempo exclusivamente à família.
No que se refere às mães que possuem empregos, percebi que a necessidade da complementação da renda familiar foi o maior estímulo para que buscassem um trabalho fora. Perguntadas onde deixam os filhos, afirmam que, por já possuírem mais de 15 anos, podem ficar sozinhos. Se fosse memores, ambas recorreriam às creches ou escolas de tempo integral, mas reconhecem que isso afetaria os ganhos da família e, talvez por isso, recorreriam a parentes que possuíssem tempo disponível. Nesse ambiente familiar, os maridos colaboram não só com a renda da família, mas também com os afazeres domésticos.
Já as mães que não trabalham fora, afirmaram, todas, que gostariam de exercer uma profissão, mas não o fazem porque dedicam todo seu esforço à família e não têm tempo para se qualificar para esse emprego. O tempo é dedicado à organização familiar, afazeres domésticos e diversão com os filhos e maridos.
Com esse estudo, conseguimos observar que a sociedade é dividida em núcleos familiares muito distintos e que nem todos possuem os mesmo privilégios e desafios, necessitando de táticas distintas para a vida em sociedade.

É óbvio que as respostas e os textos não precisam ser iguais ou no mesmo formato. A proposta do trabalho é, justamente, perceber como cada núcleo familiar, mesmo estando em locais muito próximos, são extremamente diferentes.

Lembro que esse trabalho no caderno vale valiosos 4 (quatro) pontos que serão acrescidos à primeira nota do Bimestre.

Bom trabalho e, caso tenham dúvidas, entram em contato comigo.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.