[CNSM] 9º ano :: 2ª parte dos materiais para estudo - Coronavírus



Atenção! Material específico para os alunos do nono ano do Mercês. As atividades serão disponibilizadas às quartas-feiras. 

25/03/2020:: AULA 2 - O Brasil na Primeira República
28/04/2020 :: Exercício complementar de Primeira República


1. CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA AULA 1.

Questão 1 - Explique os termos a seguir com base no contexto da Primeira República:

a) República Oligárquica;

O aluno deverá mencionar que a República Oligárquica foi o segundo período da República no Brasil, logo após a República das Espadas. Essa fase do governo foi caracterizada pelo poder concentrado nas mãos da elite econômica nacional, centrada na produção de café (por isso, o período também é conhecido como República dos Fazendeiros).

b) Voto de Cabresto.

O Voto de Cabresto foi um instrumento utilizado ao longo dos primeiros anos da república nacional que garantia o poder à elite agrária. Trata-se do voto aberto e, portanto, possibilitava o controle de lideranças locais que formavam seus currais eleitorais. Com esse instrumento, conseguiam se perpetuar no poder.

Questão 2 - Sobre a Constituição de 1891, responda:

a) Quais foram as principais medidas estabelecidas na primeira Constituição Republicana?

A primeira Constituição Republicana trouxe alguns novos elementos à política e à vida nacional. Destacam-se a separação da Igreja com a Estado, a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, excluindo-se, portanto, o Poder Moderador, até então monopólio de D. Pedro II, A Constituição estabeleceu, também, o voto direto ao homens maiores de 21 anos de idade e a igualdade jurídica, ou seja, todos seriam iguais perante à lei.

b) A Constituição de 1891 fortaleceu o poder da elite agrária brasileira? Justifique.

Sem dúvida. O Aluno precisa perceber que a Constituição garantia muitos direitos, mas excluía o grosso da população rural e urbana mais pobre. O fato que comprova isso, era a exclusão do direito ao voto dos analfabetos, parcela enorme no Brasil do final do século XIX e início do XX.

Questão 3 - No primeiro slide do seu material teórico aparece a seguinte frase: "República de contrastes". A partir daquilo que você leu sobre esse momento histórico, explique a frase.

A frase faz alusão à problemática da instauração da República no Brasil. Assim como em outros eventos, o povo brasileiro não participou diretamente desse evento histórico significativo. Desse modo, a estrutura social e econômica do país não foi alternada, existindo privilégios apenas a alguns poucos abastados, enquanto o grosso da população padecia tal como sofria na monarquia. Os contrastes também fazem referência à disparidade entre ricos e pobres no país, algo que ainda perdura no Brasil.

Questão 4 - As revoltas do período republicano, em seu nascedouro, foram divididas entre revoltas laicas e revoltas messiânicas. Sobre as messiânicas, explique por que elas receberam esse nome dando exemplo de pelo menos uma dessas revoltas.

Um exemplo de Revolta Messiânica foi a Guerra de Canudos. Em Canudos, Antônio Conselheiro, serviu-se do misticismo para arregimentar um grupo de camponeses marginalizados e criar um arraial. O messianismo, portanto, é parte importante da história republicana brasileira, caracterizado pelo aparecimento de uma figura ímpar, confundida com um Messias; um salvador do mundo e do povo, portanto.

Questão 5 - Em 1889 a república foi proclamada no Brasil. Agora, em um exercício de reflexão, construa um parágrafo sobre a república brasileira na atualidade, apontando seu ponto de vista sobre questões positivas e/ou negativas do período

Esta resposta é pessoal, mas espera-se que o aluno consiga elencar pontos como os seguintes:
Ainda existe clara concentração de renda e, portanto, grande número de pobres no país;
A democracia nacional, embora ampliada, ainda não é utilizada de modo satisfatória, já que boa parte da população, desprovida de acesso à educação e à cultura, ainda não compreende o papel do voto e a necessidade de participação em assuntos políticos após o pleito etc.

2. ORIENTAÇÕES PARA A PRÓXIMA SEMANA DE AULA

O conteúdo disponibilizado na AULA 1 é extenso e, em situação normal, demoraria certa de duas semanas (6 aulas) para ser explanado. Desse modo, sugiro a releitura do capítulo sobre a República brasileira, sobretudo a parte das revoltas.

Além disso, aconselho fortemente os vídeos a seguir sobre alguns desses eventos. Assistam todos sem pressa e com lápis e papel à mão para anotações importantes.
Qualquer dúvida, entre em contato! =)

Revolta da Vacina


Guerra de Canudos



Cangaço


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.