TEMA 19 - Doação de órgãos


IDENTIFICAÇÃO: Tema de redação 19
Faça aqui o download da folha padrão de redação do seu colégio:
[Canadá] [Mercês] [Folha para envio on line]

Esta é a proposta de redação nº 19. Leia os textos de apoio e depois produza a redação em folha padrão.


Nas últimas décadas, a medicina avançou a ponto de salvar muitas vidas. Graças aos novos avanços na ciência, procedimentos de transplantes de órgãos e tecidos foram dominados, de modo que não são mais tão complexos como em outras épocas.

Mas, se por um lado, a técnica já foi dominada, ainda faltam doadores e sobram filas de pessoas que precisam de transplante.

Diante desse cenário, leia os textos motivadores abaixo para ampliar seus conhecimentos sobre o tema. A seguir, leia a proposta de redação.

Texto 1.

Brasil aumenta em 15% a doação de órgãos, mas falta de informação é empecilho para salvar mais vidas.

Em junho, 32.952 pessoas estavam na fila de transplantes de órgãos no País

O número de transplante de órgãos no Brasil aumentou em 15,7% no primeiro semestre de 2017, se comparado com o mesmo período do ano passado. Com essa porcentagem, o País se mantém em um nível intermediário em um ranking de doações no mundo. No entanto, o médico nefrologista e presidente da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), Roberto Manfro, acredita que o índice poderia ser mais satisfatório se a população tivesse mais acesso à informação sobre as doações de órgãos.

- Falar que a doação de órgãos é tabu não é verdade. Hoje em dia, todas as religiões são a favor dos transplantes e não existe malefício relacionado aos transplantes que tenha sido comprovado. O grande problema é a falta de esclarecimento em relação às doações, do que propriamente um tabu. Quando as pessoas são esclarecidas, elas entendem e se posicionam a favor. O diagnóstico de morte encefálica no Brasil é um dos mais seguros do mundo, como exige a legislação, mas tem gente não acredita. Por isso, tem que melhorar a quantidade de informações em todos meios: população, agentes de saúde e classe médica.

Texto disponível em https://noticias.r7.com/saude/brasil-aumenta-em-15-a-doacao-de-orgaos-mas-falta-de-informacao-e-empecilho-para-salvar-mais-vidas-22092017 Acesso em 11 fev. 2018)

Texto 2.

O que é Doação de Órgãos?

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. A doação de órgãos de pessoas falecidas somente acontecerá após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Geralmente, são pessoas que sofreram um acidente que provocou traumatismo craniano (acidente com carro, moto, quedas etc.) ou sofreram acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica.

Por que doar?

Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. O transplante pode salvar vidas, no caso de órgãos vitais como o coração, ou devolver a qualidade de vida, quando o órgão transplantado não é vital, como os rins. Além disso, estrutura a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado.

Texto disponível em http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-transplantes-de-orgaos/perguntas-frequentes Acesso em 11 fev. 2018.

Texto 3.




Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS PARA A AMPLIAÇÃO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL?” apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.