Civilização Grega



Ultimamente, as abordagens sobre a civilização grega, sobretudo no ENEM, têm acontecido de forma vinculada à Filosofia. É importante rever esse laço entre os conteúdos e as disciplinas além de compreender por que as ideias de “berço da democracia”, assim como a de “cultura superior” do período, são gregas. São assuntos mais extensos que podem ser analisados em outro texto. Neste, em particular, debatemos a História da civilização grega e sua formação, fruto da fusão de outros povos.

**

Parte do estudo sobre a Antiguidade Clássica dá ênfase à civilização grega. Esse também é um tema que já foi abordado em questões de Filosofia. Obviamente que a Grécia atual tem pouco da Grécia da Antiguidade. O desenvolvimento dessa civilização ocorreu na península balcânica, de litoral recortado e solo montanhoso. Esse tipo de solo prejudicava a agricultura, logo, os primeiros a se estabelecerem na região precisaram procurar novas formas de sobrevivência.

A partir do século XX a. C. uma onda migratória é verificada. Entre os povos que chegaram à região e formaram o que veríamos a chamar de “pré-Grécia” (ou civilização creto-micênica), estavam os Aqueus, os Eólicos e os Jônios, que tinham uma organização econômica baseada no comércio marítimo (talassocracia).

Já no século XV a. C., outros povos chegaram à região com destaque para os Dórios, povo que vivia de conquistas. Essa chegada forçou os creto-micênicos a fugir do sul para o interior (1400-1200 a.C). Esse movimento é conhecido como 1ª DIÁSPORA GREGA. Boa parte da História da Grécia nesse período é contada pelo poeta Homero, através de suas conhecidas obras A Ilíada e A Odisseia, por isso também podemos chamar o esse momento de período de transição do pré-homérico para o homérico.

A fuga para o interior do território deu origem à formação de pequenos grupos. Eles eram chamados de Genos (ou comunidade gentílicas). Portanto, os Genos eram pequenas comunidades familiares formadas após a 1ª DIÁSPORA, tinham a propriedade coletiva da terra e, após crescerem de tamanho, tinham a liderança do Pater. A partir dos séculos X e VIII a. C.), verifica-se um crescimento demográfico que revela problemas com a falta de terras. Quando maior o aumento demográfico, maior a dificuldade em conseguir terras para a sobrevivência, já que o solo era montanhoso e ruim. É fácil prever que conflitos não tardariam a acontecer Observe:

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO > ESCASSEZ DE TERRAS > CONFLITOS INTERNOS COM DESAGREGAÇÃO DA ECONOMIA COMUNITÁRIA > FORMAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA NAS MÃOS DO PATER, QUE DEIXAVA A TERRA PARA OS FILHOS MAIS VELHOS, OS EUPÁTRIDAS.

Interessante ressaltar que aos outros filhos do Pater não eram garantidas terras. Sobrava, então, o comércio, o artesanato e o trabalho assalariado. Eles podiam até ser escravizados por dívidas.

As comunidades gentílicas passaram, então, por um processo de atualização. Da união dos Genos, formaram-se as Fátrias que unidas, por sua vez, deram origem às Tribos. Da união das Tribos, surgiram as Demos.

A resolução para a falta de terras consistia na óbvia conquista de novas. Tem início a colonização grega que garante um apoio à expansão através do Mar Mediterrâneo e do Mar Egeu. É o momento da 2ª DIÁSPORA GREGA.

Surgem, junto com a colonização, a forma avançada das Demos: a Pólis (cidade-estado) que possuía autonomia política, econômica e militar. Eram independentes por conta da distância umas das outras e também por conta do montanhoso relevo, mas tinham uma base cultural comum como, por exemplo, a mesma língua e a mesma religião, a mitologia.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.