Pages - Menu

[CNSM] Gabarito da prova MH001



Colégio: Mercês
Turma: 1300
Prova MH001
Av1 - 1º Trimestre 2020
Disciplina: História

Objetivas:

1. A
2. C
3. C
4. A
5. D
6. A
7. D
8. D

Discursivas:

09.
A) O contexto socioeconômico da Guerra de Canudos é o de marginalização da população sertaneja, isolada geograficamente e socialmente, a mercê do poder dos grandes latifundiários e ignorada pelo regime recém instalado. Liderados por Antônio Conselheiro, os sertanejos de Canudos tentaram manter um modo de vida solidário e alternativo em pleno sertão baiano.

B) Considerados perigosos por propagar supostas propostas de restauração monárquica, acusados de fanáticos, loucos e até de “comunistas”, os revoltosos foram combatidos por quatro expedições do Exército até a destruição completa do arraial em 1897.

10.
A) O aluno pode mencionar que Deodoro promoveu a centralização administrativa, destituindo líderes de províncias, separou o Estado da religião etc.

B) República das Espadas.

11. O aluno pode citar:
Na sociedade: A marginalização dos negros à condições de cativos, sob a perspectiva eurocêntrica de inferioridade dos povos africanos criou condições instituição de condutas racistas que ainda persistem na sociedade brasileira.
Na política: As leis que iniciaram o processo abolicionista (Lei Eusébio de Queiróz – 1850, Lei do Ventre Livre – 1871 e a Lei do sexagenários – 1885), ao abolirem parcialmente a escravidão, evidenciam a timidez em relação ao tema, devido à forte dependência ao trabalho escravo no Brasil e ao caráter reacionário dos legisladores, por serem em maioria, representantes da aristocracia fundiária e escravocrata.
Na economia: A predominância da agroexportação apoiada no trabalho escravo, favorecia a prática do tráfico negreiro e também constituía um obstáculo à expansão de mercados consumidores no Brasil para indústria emergente na Inglaterra no século XVIII, decorrendo daí, no início do século XIX, as pressões inglesas pelo fim do tráfico negreiro.