Pages - Menu
▼
[CNSM] TC
CNSM
Atividade: Tarefa de casa.
Turmas: 901 e 902
Prazo: 20/03/2019
Amigos: findadas as provas, mas mantendo o foco nos estudos dos temas de História, sugiro como tarefa de casa pontuada que as turmas realizem provas invertidas, ou seja, a 901 faz, como exercício, a prova da 902 e o contrário.
Como as questões objetivas são de difícil realização, já que vocês não têm as provas em mãos. abaixo transcrevo as discursivas de cada turma e gostaria de ver essas respostas no caderno de vocês no dia 20/03, ok?
Lembrando que toda a atividade de casa serve como pontuação. Logo, não deixem pontos se perderem. Abraços!
PARA A TURMA 901
1.
QUESTÃO 8 – adp. FGV
Observe a figura para responder todas as alternativas desta questão.
Os retratos dispostos na imagem são documentos históricos. Neles temos alguns dos presidentes do início da chamada República Velha.
Observe e estabeleça, pelas semelhanças e diferenças, dois conjuntos de retratos. A diversidade entre esses dois conjuntos revela diferentes períodos políticos. Agora resposta às questões:
A) O que foi a chamada República da Espada?
B) O que foi e quem sustentava o período republicano denominado República Oligárquica?
C) A partir do estabelecimento de governos civis no Brasil (a partir do presidente Prudente de Morais), a política de alinhamento entre governo de fazendeiros foi ratificada. Qual era o produto que garantia a sobrevida econômica do Brasil e a quem ele era destinado?
PARA A TURMA 902
1.
QUESTÃO 8 – Adp. FUVEST
A vitória do regime republicano no Brasil (1889) e a consequente derrubada da monarquia podem ser explicadas, levando-se em conta diversos fatores. Dentre eles, a questão religiosa, a questão escravista e a questão militar. Escolha uma dessas questões e aponte como ela contribuiu para a queda da monarquia nacional.
2.
QUESTÃO 9 - Adp. UERJ
A proclamação da República no Brasil, em 1889, instituiu a necessidade de revisão dos símbolos nacionais. A nova bandeira, por exemplo, expressou rupturas e continuidades, bem como a valorização de determinadas ideias para o novo regime. Argumente sobre a necessidade do novo governo republicano modificar a bandeira nacional.