[CEC] Tema de redação 7




IDENTIFICAÇÃO: Tema de redação 7

Faça aqui o download da folha padrão de redação do seu colégio:
[Canadá] [Mercês] [Folha para envio on line]

Um tema bastante polêmico é a desmilitarização da Polícia Militar no Brasil. Quando esse assunto é levantado numa conversa, pensamos, automaticamente, em uma polícia sem armas, já que militarização é, para muitos, armamento. Mas, como assim? Num país como o nosso, sobretudo em nosso estado, onde a violência é cada vez mais crescente, como abrir mão de uma força armada? Não ficaríamos ainda mais nas mãos de bandidos?

O debate, no entanto, não é tão superficial assim. Existem outras abordagens e é isso que os textos e vídeos de apoio tentarão fazer: levantar questões favoráveis e desfavoráveis sobre o tema da desmilitarização.

É justo mencionar que a escolha de alguns dos textos de apoio utilizados aqui foi realizada originalmente pelo Portal Projeto Redação. Logo, o que fiz foi uma adaptação e a adição de alguns vídeos.

Você não tem prazo para entregar o texto, mas deve ficar atento às orientações das últimas aulas, já que a correção levará em conta, a partir de agora, todas as instruções debatidas em sala. Boa sorte!


TEXTO 1 – O que significa desmilitarizar?

O debate no Brasil, hoje, se divide entre os que são a favor da total desmilitarização, unificando as polícias, ou criando uma nova; os que desmilitarizariam, mas acreditam ser necessária a existência de diversas polícias separadas e com objetivos específicos; e os que defendem o modelo atual, apostando em saídas como um melhor treinamento e integração visando resultados menos negativos para a imagem dos órgãos de segurança do país.

O que significa desmilitarizar?

As forças de segurança no Brasil são as nacionais Polícia Federal, Rodoviária e Ferroviária, e as estaduais Militar, responsável pelo policiamento ostensivo (rondas) e de preservação da ordem (abordagem e encaminhamento para delegacia), e a Civil, que cuida da parte investigativa e judiciário (encaminhamento de inquérito, por exemplo). A Polícia Militar não tem o título por acaso. Sua raiz é de fato militar, e seu objetivo mais comum, no mundo, é o de funcionar como uma corporação de reserva das Forças Armadas, para atuar no interior do país em situações de guerra ou conflito. Isso implica que a sua formação histórica é diferente dos agentes civis, assim como a sua formação, seus títulos de hierarquia (capitão, tenente, coronel e major), código penal e objetivos.

O vereador Coronel Camilo ouviu às reivindicações, mas prefere ver a coisa toda de um ponto de vista mais prático (...)

“O regime militar é para controlar pessoas que tem o poder de tirar vidas. Por isso submeter à duas justiças, civil e militar (que no código prevê inclusive pena de morte). Hierarquia e disciplina são fundamentais para o controle de um efetivo que é maior do o próprio Exército e é treinado em combate diariamente”, diz o coronel. (...) Para o militar, casos com o do pedreiro morador da favela da Rocinha Amarildo mostram não um defeito do caráter militar da corporação, mas sim de desvios de atuação de policiais e violação de direitos humanos, que devem ser punidos. “Da mesma forma, há desrespeito à vida em delegacias, por civis e não por militares. A hierarquia e ética militar, pelo contrário, ajuda na prevenção disso”, opina. “Por mais que a entrada na corporação seja rigorosa, é inevitável que um ou outro acabe se desvinculando.”

http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/02/desmilitarizacao-e-o-melhor-modelo-para-policia-brasileira.htm



TEXTO 2 – Maioria foi contra a PEC/51 em pesquisa do Portal de Notícias do Senado


Disponível em http://www.adepolsc.org.br/noticias/maioria-foi-contra-a-pec51-em-pesquisa-do-portal-de-noticias-do-senado


TEXTO 3 – Desmilitarização da polícia? Um bate-papo com Túlio Vianna (#Pirula 198)



Você pode, se quiser, assistir a outras aulas e participações do Professor Túlio Vianna no You Tube, como esta aula pública sobre Desmilitarização. Outras estão nos vídeos relacionados e são fáceis de localizar.

TEXTO 4 – A quem interessa a Desmilitarização das Polícias no Brasil e por que?


Você pode, também, encontrar outros vídeos contrários à desmilitarização no You Tube nos vídeos relacionados.


Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.