[CEC] Tema de redação 10


IDENTIFICAÇÃO: Tema de redação 10
Faça aqui o download da folha padrão de redação do seu colégio:
[Canadá] [Mercês] [Folha para envio on line]

No dia 28 de abril, em todo o Brasil, milhares de pessoas se reuniram numa greve geral com o objetivo de protestar frente reformas aprovadas e por aprovar pelo Governo Federal. Foram verificadas paralisações em quase todas as grandes cidades do país, assim como manifestações em municípios com menor número de habitantes. A imprensa cobriu grande parte das manifestações.

Nas redes sociais foi possível verificar manifestações de internautas, satisfeitos ou não com os protestos. Alguns alertavam para o perigo de se perder direitos históricos conquistados pelos trabalhadores ao longo dos anos. Outros, por sua vez, questionavam os reais motivos da paralisação, bem como provocavam se era legítimo um protesto que impedia o “direito de ir e vir” da população. Um consenso, no entanto, é: pouca gente ficou indiferente ou não foi afetada pela greve geral.

Diante disso – e a partir dos textos de apoio abaixo – construa um texto dissertativo-argumentativo padrão ENEM com o seguinte tema: “As greves são formas legítimas de protesto no Brasil atual?”

Para acessar os textos de apoio, clique nas imagens abaixo. 

Texto 1.




Texto 2.




Texto 3.





Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.