[UniRio] Subsídios para as aulas de 11/02 - História Antiga e Medieval



História Antiga.

Centraremos nosso debate de sábado na ideia da concepção do espaço geográfico grego. Isso é, inclusive, parte do texto da aula, já disponível na plataforma, onde o título empregado é “O espaço grego e a ocupação humana”.

Em linhas gerais, o aluno deve perceber que a aula trata da identidade do grego, que supera, em determinados momentos, o pertencimento geográfico a um território (no caso, o grego), faz uma análise, posteriormente, à geografia da Grécia e, por fim, parte para uma periodização do desenvolvimento grego, baseada na obra de M. Finley.

É importante que o aluno tenha, também, a leitura do texto de apoio disponibilizado na Plataforma, cujo título é: “Os sentidos da itinerância dos Aedos Gregos”, de Alexandre Santos de Moraes.

História Medieval.

Em Medieval, continuarem o debate sobre o livro de Baschet, agora em seu segundo capítulo. A ideia central dessa parte é focar no Reino dos Francos, sua conversão e expansão. Também é interessante notar que permanece o debate que tenta desvincular a ideia de “atraso” à Idade Média. Um bom argumento aparece logo na pequena introdução do capítulo, que Baschet intitula de Renascimento Carolíngio.

Outra parte importante e que merece nossa atenção está na veiculação do esplendor islâmico e sua caracterização.

Sugiro que tentem resolver os questionamentos feitos para a aula e disponíveis na Plataforma. Eles são, de certa forma, o norte do capítulo.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.