[UniRIO] Subsídios para as aulas de 04/02 - História Antiga e Medieval

História Antiga

- Ler e analisar a Aula 1 do material. Trata-se de uma introdução ao ensino de História Antiga. Geralmente textos complementares serão sugeridos ao longo das unidades. Não há muito problema, nesse momento, caso você ainda não possua o livro. (Lembrando que ele está disponível, em PDF, na Plataforma).

História Medieval

- Leitura do capítulo 1 do livro “Civilização feudal” (Cf. BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo, Globo) já disponível na plataforma: (após fazer o log in, acessar: http://graduacao.cederj.edu.br/ava/mod/resource/view.php?id=45702 ). Trata-se do capítulo 1, cujo título é “Gênese da sociedade cristã: a alta Idade Média”.

- Como no capítulo estudado há um debate historiográfico sobre o fim da escravidão em Roma Imperial, algumas tendências estarão expostas livro. Para tentar clarear – e adiantar – alguma dúvida, sugiro uma rápida leitura ao artigo do Professor José D’Assunção Barros, “O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia” Eis o resumo:


Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de "escola" na historiografia, abordando suas implicações e seus desdobramentos, e contrastando esse conceito em relação a outros, normalmente, utilizados para constituir a identidade teórica dos historiadores. Um paralelo com a Filosofia, evocando exemplos pertencentes tanto a esta área de estudos como também à historiografia, é o caminho aqui empregado para melhor delimitar o conceito de "escola".
Palavras-chave: Annales; Historiografia; História serial; História quantitativa.

- Produção de respostas (opcional e sem necessidade de entrega ou envio) da atividade sugerida na Plataforma, a saber:

1- Explique a relativização da expressão "invasões bárbaras" feita por Baschet.
2- Sistematize a discussão historiográfica sobre o fim da escravidão produtiva. Observe que vários autores discordam com relação ao por que, quando e como esse tipo de escravidão acabou.
3- Analise o processo de cristianização dos povos pagãos, seus agentes e estratégias.



Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.