[UniRio] Subsídios para o encontro do dia 05 de novembro

Amigos:

Como conversamos no último encontro, sugiro fazer um debate comparativo e de contraposição de conceitos sobre Imperialismo na aula de História Antiga. Para tanto, solicitei a quem se sentisse à vontade, que levasse alguma obra de fonte conhecida que tratasse desse tema, sem obrigatoriedade do tempo histórico, ou seja, não há necessidade de que a obra trate, especificamente, do Imperialismo Romano, por exemplo. A ideia é travar um debate sobre como os conceitos também são construídos a partir das conjunturas históricas.

Também peço que leiam o artigo disponibilizado na plataforma, cujo título é: "A Experiência Imperialista Romana: Teorias e Práticas" (que, logado, você pode baixar diretamente aqui).

Por fim, fundamental ler e apontar questionamentos na aula 20 do material impresso, cujo título é: “Imperialismo e Romanização:: nós e os clássicos”.

Quanto ao conteúdo de Medieval, partiremos para uma sistematização dos conteúdos que versam sobre o Império Islâmico, a expansão árabe na Península Ibérica etc, por uma questão de adequação ao cronograma visando a AP2. Importante, pois, que o material impresso esteja lido por completo.

Abraços!

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.