[CEC] Gabarito 66

Gabarito da prova nº 66
Disciplina: Sociologia
Turma: 1003

Questão 1.
a) SUGESTÃO DE RESPOSTA: Nesta questão o aluno deveria mencionar que, dentre outros fatores, há um estigma no campo cultural que atribui às classes mais abastadas (mais ricas) a tarefa da produção da cultura. Dessa forma, aquilo que é produzido pelos mais ricos é visto como válido, ao passo que a cultura popular é marginalizada ou inferiorizada.

b) SUGESTÃO DE RESPOSTA: O aluno deve mencionar nesta questão que a solução do problema passa pela criação de programas (governamentais ou não) de valorização da cultura nacional e popular. Também pode mencionar que é necessário criar condições em todas as esferas (educação e cultura, por exemplo) para que as expressões populares ganhem maiores espaços de exposição.

Questão 2. Letra “a”

Questão 3.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Esta questão deve conter, necessariamente, a ideia de superioridade do colonizador frente ao colonizado. Ou seja: no caso específico abordado na questão, o Europeu se sobrepôs ao nativo brasileiro. Dessa maneira – e ao longo dos anos – perpetuou-se a ideia de que a cultura brasileira era aquela trazida pelo estrangeiro, e não aquela produzida pelos nativos que já habitavam nosso território.

Questão 4. Letra “d”

Questão 5. Letra “c”.



Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.