[UniRio] História Medieval e História Antiga - Roteiro para 20/08


SUBSÍDIOS PARA O ENCONTRO DE 20/08

Amigos,

Considerando os cronogramas do curso, seguem alguns elementos que conversaremos durante o encontro do dia 20, próximo sábado.

HISTÓRIA MEDIEVAL

Além de continuarmos a contextualização sobre a dinâmica transformação que ocorreu na Europa, quando do fortalecimento de uma aristocracia rural que, gradativamente, tomava o lugar dos mandatários tradicionais, sobretudo após o esfacelamento do Império Carolíngio, daremos início à análise da cidade medieval, espaço de grande pujança cultural e social. Para isso, sugiro a atenta leitura da aula 3 do seu material impresso (cujo título é “As cidades medievais”) e o destaque de eventuais dúvidas e, principalmente, questionamentos.

Como material complementar, compartilharei com vocês da obra de HUNT & SHERMAN (“História do pensamento econômico”) que traça, dentre outros assuntos, um paralelo interessante, sob o aspecto econômico, da transição entre a cultura de subsistência e a ampliação do comércio com o desenvolvimento urbano a partir do século XI.

Chamo atenção a todos para a AD1 de Medieval, postada recentemente na plataforma. Ela é composta de quatro questões (2,5 pontos para cada uma) e é bastante trabalhosa. Portanto, fiquem atentos aos prazos. Utilizaremos boa parte de nosso encontro para tentar chegar a um acordo sobre algumas questões levantadas pela avaliação.

Por fim, ainda em Medieval, informo que o encontro terminará um pouco mais cedo, uma vez que existe a convocação para uma reunião do Departamento de História para às 11h.

HISTÓRIA ANTIGA

A proposta é continuar a compreender a formação das poleis gregas. Na ocasião daremos mais importância à concepção diferenciada que a Antiguidade Clássica tem em relação ao termo “cidade” em contraponto com nossa visão contemporânea, ou seja, cidade na Grécia não era, necessariamente, um espaço iminentemente urbano. Num segundo momento, a ideia é verificar a formação da polis de Atenas e sua influência sobre grande parte da Ática. Dessa forma, poderemos criar alguns contrapontos e problematizações sobre como, posteriormente, Atenas viria a prosperar sob uma cultura voltada para o intelecto.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.