[UniRio] História Medieval e História Antiga - Roteiro para 06/08




CRONOGRAMA E SUBSÍDIOS PARA O ENCONTRO DO DIA 06/08

História Medieval

Em virtude da palestra ofertada no último sábado, as aulas de Medieval se acumularam e, por isso, precisam de uma maior síntese para que seja possível normalizar o conteúdo proposto pelo UniRio. Nesse sentido, os objetivos para o próximo encontro serão:

- Problematização do termo Idade Média, questionando os estereótipos criados para o período, bem como suas características;

- A preponderância da Igreja Católica no seio da sociedade medieval;

- A organização dos povos germânicos, atentando para o conceito de “bárbaros”, a vida em sociedade dos diversos povos que adentraram o Império Romano do Ocidente e, principalmente, os traços de organização social que contribuíram para uma visão de mundo que seria preponderante ao longo da Idade Média. Sobretudo para este item, sugerido o acesso e a leitura dos seguintes links e textos:

Livro "O nome da rosa", de Humberto Eco (disponível aqui), bem como pequeno artigo publicado pela PUC-Rio, cujo título é "O nome da rosa: o riso como perversão da alma" (disponível aqui). Há ainda uma dissertação de Mestrado interessante, cujo título é "Geroges Duby e a construção do saber histórico", de Luiz Alberto S. Sant'Anna, na UFPE (disponível aqui). Importante começar a ler Duby e se familiarizar com as ideias por ele expostas, já que é um dos maiores especialistas em Idade Média de nossa época. Se quiser, leia uma pequena biografia do autor aqui.

Caracterização do Reino dos Francos para traçar uma linha progressiva até a segunda dinastia. Discussão sobre o Império Carolíngio (sugestão de leitura à parte: MENDONÇA, Sonia Regina de. O Mundo Carolíngio. São Paulo, Brasiliense:1987. 2 ed.)

História Antiga

O tema proposto pelo cronograma para aula é: “Campo e cidade no mundo helênico arcaico” (aula 13 da apostila, p. 71).

A referência de um bom livro, que trata do tema de forma bastante didática, mas não superficialmente, é “Grécia e Roma”, de Pedro Paulo Funari (ref. completa: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo, Contexto: 2001). É um livro, inclusive, que dará suporte à continuidade dos estudos.

Quanto ao roteiro para aula, seguiremos a separação histórica proposta por Vernant (vista no último encontro), bem como a divisão social grega e a evolução das poleis.

Um abraço a todos!



Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.