[UniRio] Avaliação sobre o encontro de 06/08

Amigos,

Algumas considerações pendentes sobre o encontro de hoje (06/08):

1. em primeiríssimo lugar, a dúvida de como era a letra “teta” em grego: Θ. No entanto, nada tem a ver com thete (ou tetas), a camada social ateniense;

2. sobre uma outra conversa que tive com alguns alunos, sobretudo com o Celso, a respeito do período inquisitório, não localizei os textos sobre o tema que teriam sido discutidos sob o pontificado de João Paulo II. Continuo nessa busca, mas não localizei menção alguma até agora.
ATUALIZANDO: O Celso me mandou ainda ontem o link do texto que ele fez referência em aula. Compartilho para quem tem interesse no conteúdo: https://www.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fw2.vatican.va%2Fcontent%2Fjohn-paul-ii%2Fpt%2Fspeeches%2F1998%2Foctober%2Fdocuments%2Fhf_jp-ii_spe_19981031_simposio.html&h=eAQEFPD5Q

3. sobre a AD de Antiga: O meu cronograma fala do seu lançamento na Plataforma no dia 10/09. No entanto, já há um link para envio acessível, com data de envio final para o dia 15/08. Até a segunda ordem, respeitem esta data. Faço comentário sobre essa atividade mais abaixo. Por sugestão de alguns alunos, trataremos desse tema também pessoalmente em uma das aulas do próximo sábado;

4. sobre a AD de Medieval: Estará disponível, segundo o meu cronograma, a partir de 15/08 com data limite de postagem para 29/08;

5. envio ao Thales o link do livro que mencionei em aula "Socialismo: um utopia cristã", que pode ajudar no trabalho a ser realizado. Aqui um link para compra do livro e aqui um PDF que, depois de muito cadastro, consegui acessar.

AD 1 de Antiga

O enunciado da tarefa é bem simples: questionar o estudo da História Antiga.
Existem vários aspectos que podem ser abordados, tais como: importância do tema para a contemporaneidade; “preconceito”, inclusive no campo da História, com a valorização da História recente em detrimento da História Antiga; comparação e avaliação dos legados, sobretudo o grego e o romano para o nosso tempo etc. Deixo claro que esses são pontos que eu penso imediatamente, mas existem muitos outros que podem – e devem – ser abordados.

Você deve escrever, então, um pequeno texto (2 a 4 páginas) sobre o tema “A importância de estudar História Antiga no Brasil”.

O autor da questão frisa que é necessário uma pesquisa e uma discussão bibliográfica. Isso é praxe (e será daqui para frente). É necessário, então, que vocês recorram a textos e/ou artigos que abordem alguns desses temas para fazer uma revisão. Lembrando que ao citar trechos de terceiros é necessário referendá-los. Isso é obrigatório.

Quanto à dúvida que surgiu no final do encontro é permitida, neste caso, a utilização da primeira pessoa no texto, uma vez que um dos pontos de avaliação é o posicionamento do aluno diante do problema detectado.

Qualquer outra dúvida, continuamos nos comunicando. Logo aqui abaixo existe uma caixa para comentários que pode nos ajudar nessa comunicação. Façam uso dela.

Um abraço e bom domingo!

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.