Às turmas do 1º ano EM do CNSG em 2012

Instruções para a utilização dos sites do I-História, dinâmica das aulas de História e Sociologia, metodologia de avaliação, julgamento da participação e contribuição do aluno nas aulas e cumprimento das tarefas de casa. O desafio de entrar no Ensino Médio e ser aprovado no Vestibular.

Meus amigos:

Com a entrada no Ensino Médio, vocês dão início à caminhada rumo ao Vestibular. Trata-se de um momento importantíssimo – talvez o mais importante – para a vida de qualquer aluno. Em umas poucas avaliações serão colocados em xeque todo o conteúdo apreendido durante a vida escolar de vocês. É, portanto, um desafio gigantesco, mas prazeroso. Explico.

Não há nada melhor do que estudar e participar da vida escolar. É claro que, às vezes, algumas situações nos estressam e nos desanimam, mas é no colégio que passamos boa parte de nossas vidas e, querendo ou não, aprendemos coisas que vão ficar para sempre.

Acredito que meu desafio com vocês também é grande. Como nunca tiveram aulas comigo, talvez estranhem num primeiro momento minha metodologia. Sou adepto da educação progressiva, ou seja, daquela que foge do tradicionalismo da sala de aula. Sem querer revolucionar ou criticas os métodos até hoje aplicados (e, também, sem deixá-los de lado em alguns momentos), acredito que a educação carece de “algo a mais”. É isso que busco nas aulas de História e Sociologia.

Como são disciplinas das Ciências Humanas, necessitam, obrigatoriamente, de participação, de debates e de trocas constantes de ideias. Penso que o aluno tem que ser respeitado em suas opiniões, atos e interpretações, desde que cumpra com afinco seu dever como estudante. Nesse sentido, priorizo não só as provas escritas como avaliações, mas também a vivência de sala, o comportamento atuante, o trato com os demais colegas de classe, com os funcionários, com os demais professores etc.

Também sou adepto da integração das novas tecnologias na educação. Entendendo como novas tecnologias principalmente a informática aliada às telecomunicações. Faço uso das redes sociais (Twitter e Facebook) para atividades extras. Também utilizo o site I-História (www.i-historia.com) para auxílio nas aulas, publicando textos de apoio, gabaritos das provas, testes e simulados, além de calendários e outras ideais que, com o tempo, surgirão. A utilização dessas ferramentas será explicada durante o ano, mas adianto que são muito simples.

Enfim, levem o ano de 2012 muito a sério. A aprovação nos exames vestibulares já começou e espero ajudá-los nessa conquista.

Um abraço,
Fernando

TENTANDO APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O I-HISTÓRIA

O I-História é dividido em catagorias para facilitar o acesso de todas as turmas. Veja uma visão geral da página:


Visão geral do site

Na parte superior aparecem os canais de comunicação e integração com as redes sociais. Esses links levam aos meus perfis tanto no Twitter quanto no Facebook, e podem ser acessados a qualquer momento.

Ainda na parta superior, a área de menu concentra todo conteúdo do site.Acesse sua turma no link adequado; consulte o calendário de eventos e os resumos programados...

Há, à direita, integração, mais uma vez, com as redes sociais. No futuro, adicionarei outras funcionades a esse espaço.

No espaço central, um resumo dos textos e artigos publicados. Veja qual texto é de se interesse e clique em "Continuar Lendo" para ter acesso integral ao conteúdo.


Menus principais

Os menus são do tipo pop dow, ou seja, "abrem para baixo" e para a direita. Caso seu navegador não reconheça essa função, é possível acessar todas as páginas do site através de links localizados no radapé da página.

SOBRE O RESPOSTÃO

O RESPOSTÃO foi criado para ser a página de atividades on line do I-História. As atividades são realziadas individualmente ou em grupo e são publicadas diretametne pela Internet.

A proposta é a de dinamizar o uso da Internet aliada aos estudos de História e Sociologia, bem como ampliar as concepções dos alunos a temas recorrentes. Geralmente são solicitadas a confecção de textos argumentativos que exponham a visão do aluno/grupo em relação ao conteúdo estudado em sala.

A atividade on line contempla a pesquisa mais profunda a conteúdos disponíveis na Web. Junto com os enunciados são publicados, geralmente, textos de apoio ou opiniões que somem às interepretações do classe.

A publicação das respostas é muito simples: basta ir até o final do texto da atividade (que será avisada com antenedência) e clicar em "DEIXAR UM COMENTÁRIO". Na caixa de texto, publique sua resposta e identifique-se como nome e e-mail. Caso o trabalho seja realizado em dupla, coloque o nome de todos os integrantes separados por vírgulas e APENAS UM ENDEREÇO DE E-MAIL.

Ao longo dos meses, vou adequando a página à nossa necessidade no estudo das disciplinas.

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.